Coronavírus Madeira

“Temos de esquecer de uma vez por todas a covid”

O ‘repto’ foi de Herberto Jesus, que considera que a situação desta doença na Madeira está “extremamente calma”

O director regional da Saúde destaca o facto de actualmente haver tratamento e vacina para a covid-19. 
O director regional da Saúde destaca o facto de actualmente haver tratamento e vacina para a covid-19. , Foto DR

Para o director regional da Saúde, os madeirenses têm de “dar o passo em frente” no que à covid-19 diz respeito.

Questionado sobre a situação actual desta doença na Madeira, Herberto Jesus falava em “situação extremamente calma”, apelando a que a covid-19 passe a ser encarada como tantas outras doenças que existem na sociedade.

Segundo notou, “é uma doença como tantas outras”, e embora “as coisas continuem a existir”, referindo às infecções com o coronavírus SARS-CoV-2, mas argumenta que, hoje, a taxa de vacinação é bastante satisfatória, há medicamentos que permitem atenuar os efeitos da covid-19 e os serviços de saúde não estão sobrelotados.

Embora reconheça a dificuldade que isto possa representar para a população, o médico realça que “temos de esquecer, de uma vez por todas, a covid e andar em frente”. Pelo contrário, diz-se bastante preocupado com “a pandemia das doenças crónicas” e a “pandemia económica”, alertando para as implicações dos problemas económicos na saúde das pessoas.

De acordo com o último relatório de situação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) sobre esta doença, ontem divulgado, a Madeira é a região do país com o maior índice de transmissibilidade, na ordem do 1,24, enquanto a média nacional se situa nos 0,98.

Em números de casos, observando a média diária, segundo o INSA, a Madeira registava 85 infecções por dia. Já na média a 14 dias, a Região assumia, uma vez mais, a dianteira do todo nacional, com 338,7 casos. 

Madeira continua com o índice de transmissibilidade mais alto do país

Índice de transmissão do vírus sobe para 0,98 em Portugal

No que toca à vacinação, na semana passada, foram administradas na Madeira 1.820 doses da vacina contra  covid-19, entre vacinação e reforço. 

Madeira administrou 1.800 vacinas contra a covid-19 na semana passada

Na maior parte dos casos trata-se da dose de reforço sazonal

Desde o dia 3 de Outubro que está em curso uma fase campanha de vacinação que junta a vacina contra a covid-19 e vacina contra a gripe. Quem cumprir os requisitos para as duas inoculações não necessita de qualquer agendamento prévio, bastando, para o efeito, deslocar-se ao centro de saúde concelhio da sua área de residência nos horários e datas estabelecidos para o efeito.