Artigos

Investimento mas sem esquecer ninguém

A Câmara Municipal de Santa Cruz está a preparar o Orçamento para o próximo ano. Um ano que exige de todos nós responsabilidade e empenho, por forma a não comprometermos a dinâmica de investimento que temos vindo a implementar, mas também a não esquecermos que 2023 será um ano difícil para muitos, com a subida da inflação e com todos os problemas sociais a ela associados, nomeadamente com a quebra do poder de compra das famílias e com o rombo nos já parcos e contados orçamentos familiares.

Assim, a par de importantes investimentos que queremos continuar a privilegiar, na eficiência energética, no combate às perdas de água, no saneamento, no ambiente e na reabilitação de áreas urbanas com o objetivo de tornar as nossas cidades e vilas cada vez mais atrativas, vamos voltar, porque a realidade assim o exige, a apostar nos apoios sociais, reforçando-os e alargando o seu âmbito de intervenção.

Esta tem sido a nossa forma de estar na política, por vezes criticada por quem preferia que estivéssemos a apoiar sempre os mesmos, por quem despreza as famílias para privilegiar grupos económicos. Mas este caminho de compromisso entre investimento e política social será um caminho que vamos continuar teimosamente a trilhar.

Num ano que se prevê difícil, não podemos esquecer ninguém, muito menos as famílias que escolheram este concelho para viver. A par com os apoios já existentes, como as bolsas de estudo, o fundo de emergência social, os apoios na saúde, vamos criar apoio ao pagamento das creches, aliviando os pais de mais este encargo, e apoio a pagamento de rendas e prestações ao banco no âmbito da habitação.

Os do costume, os que antes não faziam nada disto, vão, com certeza, preparar o discurso habitual e chumbar o orçamento que permitirá estas medidas. Mas estaremos cá para defender quem precisa e para recordar de que lado tem estado a nossa oposição.

Juntos vamos conseguir atravessar mais estas dificuldades sem que ninguém seja deixado para trás. É esta nobre função da política.