Madeira

Funchal alerta para riscos de alimentar animais em espaços públicos

Autarquia apela à população que não alimente os animais as vias e nos espaços públicos

None

O município do Funchal está a sensibilizar a população para não alimentar animais em espaços públicos, considerando que estas situações, não só prejudicam a higiene e limpeza da cidade, como contribuem para a proliferação de pragas urbanas, podendo ter efeitos negativos na saúde pública.

A vereadora do Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, Nádia Coelho, garante que o regulamento de resíduos sólidos e de comportamentos poluentes no concelho do Funchal, em vigor desde 2003, está "em revisão e actualização", prevendo a integração da proibição da alimentação de animais na via e espaços pública, "até porque a alimentação sem controlo pode por em causa a saúde dos próprios animais”. 

Nós sabemos que as pessoas não fazem por mal, mas, por exemplo, no jardim do Parque de Santa Catarina, onde se encontram os nossos animais no lago, não faz sentido termos a população a alimentar as aves. Num jardim zoológico ninguém alimenta os animais e, neste caso, a autarquia é que controla a alimentação dos animais com base na escolha adequada do alimento feita pela veterinária municipal. Nádia Coelho 

De acordo com a vereadora, a autarquia do Funchal vai, em conjunto com as associações de animais, "identificar e mapear todas as colónias de gatos conhecidas e, posteriormente, identificar locais para a sua alimentação, de uma forma equilibrada e regrada, com cuidadores identificados pela CMF e pelas referidas associações".

"Terá de haver um trabalho conjunto”, sustenta a vereadora da Câmara Municipal do Funchal.