Coronavírus Madeira

Madeira administrou 1.800 vacinas contra a covid-19 na semana passada

Na maior parte dos casos trata-se da dose de reforço sazonal

Na Região, as primeiras doses da vacina contra a covid-19 foram administradas a 31 de Dezembro de 2020. 
Na Região, as primeiras doses da vacina contra a covid-19 foram administradas a 31 de Dezembro de 2020. , Foto: Aspress/Arquivo

Na semana de 17 a 23 de Outubro foram administradas 1.820 vacinas contra a covid-19 na Madeira, entre doses da vacinação inicial e doses de reforço. 

De acordo com o último 'Boletim de Vacinação Covid-19 da RAM', neste momento, desde o início desta vacinação, a 31 de Dezembro de 2020, e o último domingo, conta-se um total de 547.755 doses administradas. 

Desta forma, a taxa de cobertura, na Região, aponta para 91% dos madeirenses com a vacinação inicial completa, enquanto 53% tem a dose de reforço (também conhecida de 3.ª dose) e 3,5% já recebeu a dose de reforço sazonal, que começou a ser administrada este mês de Outubro.

O maior crescimento, na última semana, registou-se, precisamente, na administração do reforço sazonal, que passou de 2,8% para os já referidos 3,5%, números que traduzem a vacinação de mais 1.441 pessoas. São Vicente (11%), Porto Moniz (7%) e Santana (5%) são os concelhos da Região onde a cobertura vacinal com o reforço sazonal é maior. 

Desde o dia 3 de Outubro que está em curso uma fase campanha de vacinação que junta a vacina contra a covid-19 e vacina contra a gripe. A vacina da covid-19 é aplicada apenas como reforço vacinal de pessoas com 12 ou mais anos de idade e com a última toma há pelo menos três meses.

Já a vacina da gripe é recomendada para cidadãos residentes com idade igual ou superior a 55 anos; doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses de idade; grávidas; profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados; bem como outras pessoas em contextos específicos, nomeadamente residentes em instituições, internados em Unidades de Saúde e apoiados no domicílio por equipas de saúde e por outros serviços de apoio domiciliário, reclusos, forças de segurança, profissionais da educação pré-escolar, e profissionais dos tribunais e conservatórias.

Tratando-se de uma pessoa elegível para as duas vacinas, as mesmas podem ser administradas em simultâneo, numa única deslocação do centro de saúde concelhio, não sendo necessário agendamento prévio.