Turismo Madeira

“Temos condições para manter o crescimento económico na Região”

Miguel Albuquerque perspectiva uma continuidade de crescimento na Madeira assente no Turismo e no investimento público

None

O presidente do Governo Regional está confiante nos bons resultados do sector do Turismo neste Inverno, apontando para o Natal, e sobretudo para o fim do ano, "uma taxa [de ocupação] não muito longe daquilo que é normal".

Foi numa visita à empresa Tomiauto, que opera no ramo automóvel pesado, que Miguel Albuquerque afirmou que na Madeira existem condições “para manter o crescimento económico”, perspectivando um bom desempenho nos próximos meses, no que toca ao Turismo e ao investimento público. 

O presidente do Governo Regional apontava o exemplo da empresa visitada, embora não deixasse de notar o quanto os contextos nacional e internacional, marcados pela imprevisibilidade, muito por força da guerra na Ucrânia, podem condicionar o desempenho da Região.

“A guerra na Ucrânia e o preço da energia têm acarretado grandes constrangimentos para a economia europeia, nacional e regional. Mas, se nós mantivermos, como pensamos manter, um bom fluxo de turismo para a Região, e manter o investimento público, como vamos manter,  e reforçar, agora no Orçamento, a devolução dos rendimentos às famílias e o apoio às famílias mais vulneráveis, penso que conseguiremos enfrentar o próximo ano com algum optimismo”, apontou Miguel Albuquerque. 

O presidente do Executivo madeirense destacou, também, os bons resultados que são esperados para o próximo Inverno no que ao Turismo diz respeito. A confiança de Albuquerque num bom desempenho da Madeira nesse âmbito assenta nos cerca de 1 milhão e 80 mil lugares no Inverno Iata, garantidos por 43 companhias aéreas. "As perspectivas até ao Natal são boas; a Festa da Flor já está com marcações e se, até ao Natal e fim do ano, as marcações continuarem a ocorrer ao ritmo que pensamos, penso que o meses de Janeiro, Fevereiro e Março serão meses que teremos alguma quebra, não sabemos ainda, mas do ponto de vista dos operadores, estão bastante optimistas", salientou.  

A par disso, ainda no que ao desempenho do sector do Turismo diz respeito, Miguel Albuquerque destacou o facto de o preço das dormidas não ter caído. 

No que respeita ao poder de compra das famílias e ao impacto da inflação e da subida das taxas de juro, o presidente do Governo Regional destacou o novo programa de apoio - 'Reequilibrar' - que visa proporcionar às famílias que têm crédito à habitação e que excedem o limite da taxa de esforço apoio financeiro para ultrapassar essas dificuldades no pagamento dos encargos à banca. Os apoios a cada agregado familiar podem chegar aos 200 euros mensais, devendo as candidaturas abrir em breve. "Penso que vamos conseguir ultrapassar esta situação", referiu. 

Diversificação das áreas de negócio

Já Miguel Nunes, administrador da Tomiauto, destacou o facto de a empresa ter vindo a diversificar as suas áreas de negócio.

Numa análise ao sector, o empresário nota que a pandemia dificultou bastante as ‘contas’, sobretudo pela ligação ao sector do Turismo, por via de muitos dos autocarros que circulam na Madeira são das marcas representadas, mas “aos poucos”, a retoma tem acontecido.

“Conseguimos ultrapassar esse momento mais difícil, recorrendo aos apoios que o Governo Regional concedeu às empresas, conseguimos manter a nossa estrutura de pessoal”, realçando que, agora, o objectivo passa por “contruir uma empresa mais sólida”, apontou.