Mundo

França e a Alemanha "muito próximas" e "enfrentam os desafios juntas"

None

O chanceler alemão, Olaf Schoz, assegurou hoje que a França e a Alemanha continuam "muito próximas" e "enfrentam juntas os desafios", após um encontro em Paris com o Presidente Francês, Emmanuel Macron.

"Foi uma discussão muito boa e importante hoje -- sobre o fornecimento de energia europeu, o aumento dos preços e os projetos conjuntos de armamento", escreveu o chanceler num tweet após um almoço de trabalho em Paris, com o Presidente francês.

O encontro, para reavivar a cooperação franco-alemã, durou cerca de três horas e os líderes estiveram parte do tempo apenas os dois, num diálogo que foi "amigável" e "construtivo", tinha declarado no final da reunião bilateral uma fonte diplomática alemã.

Por seu turno, a presidência francesa congratulou-se também com uma troca "muito construtiva", durante a qual os dois líderes "discutiram as relações franco-alemãs num espírito de trabalho muito estreito a médio e longo prazo".

A fonte do Eliseu adiantou ainda que sobre os temas tratados - segurança e defesa, energia e também a inovação - "foram criados grupos de trabalho de reflexão que levarão os dois governos a trabalhar em estreita colaboração nos próximos dias para os próximos passos".

O encontro aconteceu num momento em que são conhecidas divergências entre Paris e Berlim em vários domínios-chave, incluindo a defesa e a energia.