A Guerra Mundo

Grupo que detém a Zara vende lojas e abandona mercado russo

None
Foto EPA/MAXIM SHIPENKOV

O grupo espanhol Inditex, dono de marcas como a Zara e líder mundial de venda de roupa a retalho, vai sair da Rússia e vender o negócio naquele país, anunciou hoje a empresa.

A Inditex "alcançou um acordo inicial para a venda do seu negócio na Federação Russa ao grupo Daher, que conta com participações relevantes nos setores da distribuição e imobiliário", lê-se num comunicado do grupo espanhol.

Esta transação levará "ao cessar das operações da Inditex na Federação Russa", onde a atividade comercial do grupo já estava suspensa desde 05 de março, na sequência da invasão russa da Ucrânia.

A Inditex fechou naquele dia as 502 lojas e as vendas 'online' na Rússia, um dos seus maiores mercados, a seguir a Espanha.

A empresa disse hoje que se no futuro houver "novas circunstâncias que, no seu entender, permitam o regresso das marcas do grupo" ao mercado russo, o acordo entre a Inditex e a Daher (um grupo de origem libanesa) contempla "a possibilidade de uma colaboração" através de "um contrato de franquia".

Trabalhavam no grupo Inditex na Rússia mais de 9.000 pessoas e, segundo a empresa, "os termos desta operação" permitem "preservar parte substancial dos postos de trabalho", "por incluir a transferência da maioria" dos espaços ocupados até agora pelas lojas das marcas da Inditex, que passam a ser os pontos de venda das marcas da Daher.

A Inditex realça que as marcas da Daher são "totalmente alheias" ao grupo espanhol.

No comunicado divulgado hoje, a Inditex assegura que tem provisões que "cobrem substancialmente" o fim da atividade do grupo na Rússia.

Em março passado, o então presidente executivo do grupo, Pablo Isla, desvalorizou o impacto do fecho das 500 lojas na Rússia, assegurando que os Estados Unidos da América passaram a ser o segundo maior mercado dos produtos da empresa, depois de Espanha.

García Maceiras estimava então que a suspensão da atividade na Rússia fosse temporária.

A Inditex é dona de marcas como a Zara, Berhska, Stradivarius ou Massimo Dutti.

A multinacional, que se define como "uma das maiores empresas de distribuição de moda do mundo", foi fundada em 1963 como uma pequena empresa sediada na província espanhola de La Coruña e tem agora uma presença em quase uma centena de países.

O grupo Inditex teve um lucro de 3.243 milhões de euros no seu exercício fiscal de 2021, que fechou no final de janeiro, mais 193% do que o obtido em 2020.

É também a maior empresa espanhola em termos de capitalização na bolsa.