Desporto

Miguel Oliveira parte de 19.º para o GP da Malásia de MotoGP

None

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) vai partir do 19.º lugar para o Grande Prémio da Malásia de MotoGP, 19.ª e penúltima prova da temporada, que se disputa no domingo, em Sepang.

Oliveira tinha sido o 15.º mais rápido no conjunto das três sessões de treinos livres pelo que teve de passar pela primeira fase da qualificação, a Q1.

Aí, o piloto luso conseguiu apenas o nono registo, rodando em 1.59,699 minutos, ficando a 1,054 segundos do mais rápido, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), líder do campeonato, que também teve de passar pela Q1.

Bagnaia e o espanhol Marc Márquez (Honda) foram os mais rápidos nesta fase e passaram à Q2, notando-se algum nervosismo do piloto italiano, que no domingo se pode sagrar campeão mundial pela primeira vez.

O piloto da Ducati teve de ir à Q1 depois de ter feito exatamente o mesmo tempo que o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli (Yamaha) na terceira sessão. Morbidelli tinha vantagem na segunda volta mais rápida e, com isso, passou ele à Q2.

Nessa fase, o espanhol Jorge Martin (Ducati) mostrou-se demolidor para os adversários, conquistando a 'pole position' com um novo recorde no circuito malaio.

Martin fez a melhor volta em 1.57,790 minutos, tirando 0,513 segundos ao anterior recorde, que pertencia ao francês Fábio Quartararo (Yamaha) desde 2019. O espanhol foi, assim, o primeiro e único a rodar no segundo 57.

O italiano Enea Bastianini (Ducati) foi o segundo, a 0,456 segundos, com o espanhol Marc Márquez (Honda) em terceiro, a 0,664 segundos.

Francesco Bagnaia caiu e não foi além do nono lugar, numa prova em que precisa de ficar nos cinco primeiros para ter possibilidades matemáticas de conquistar já o título.

Fábio Quartararo, segundo no campeonato, a 14 pontos de Bagnaia, ainda fez pior, terminando em 12.º.

Já o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia) foi 10.º, depois de também ter caído na última tentativa.

Na classificação do Mundial de pilotos, e apenas com duas corridas por disputar, Bagnaia soma 233 pontos, contra 219 de Quartararo e 206 de Espargaró.