País

GNR desmantela rede de tráfico de droga que operava em Coimbra e Lisboa

None

Dois homens e duas mulheres, com idades entre os 32 e os 60 anos, foram detidas e foi desmantelada "uma grande e organizada cadeia de fornecimento de estupefacientes", que operava em Coimbra e Lisboa, anunciou hoje a GNR.

Em nota enviada à agência Lusa, o Comando Territorial de Coimbra da GNR afirmou que a operação policial, conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede, decorreu entre terça e quinta-feira, tendo sido realizadas nove buscas -- cinco domiciliárias e quatro em veículos -- no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um ano.

"Foi desencadeada uma operação policial para desmantelar uma grande e organizada cadeia de fornecimento de estupefacientes no distrito de Coimbra. No decorrer das diligências de investigação, foi possível apurar que os suspeitos procediam à venda do produto estupefaciente em vários locais do distrito de Coimbra e Lisboa", referiu a GNR.

As buscas resultaram na apreensão de mais de quatro mil doses de droga (2.953 de cocaína e 1.043 de heroína), para além de um número residual de canábis e haxixe, mais de 16 mil euros em numerário, três automóveis, uma balança de precisão e material ligado ao corte e armazenamento de estupefacientes.

Um dos veículos apreendidos "havia sido furtado, na cidade de Coimbra, no início do mês" e, segundo a GNR, "será devolvido ao seu legítimo proprietário".

Foram ainda apreendidas mangueiras e recipientes "utilizados em furtos de combustível" e várias ferramentas e outros objetos em ferro.

De acordo com a nota, os quatro detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Coimbra, tendo sido decretada a prisão preventiva a três deles, dois homens e uma mulher.

A operação da GNR contou com o reforço de operacionais do Comando Territorial de Viseu, da Unidade de Intervenção (UI) e da Direção de Investigação Criminal (DIC) e teve a colaboração de elementos da PSP.