5 Sentidos

Câmara de Lobos anuncia II Prémio Literário João Augusto d’Ornelas

A autarquia lançou o livro com os três contos distinguidos na primeira edição do Prémio

None

‘Regresso a casa’, de Carmo Marques, ‘Penélope’, de Ilídia Vale, e a ‘Promessa’, de Carla Lopes, são os três contos, distinguidos no âmbito do I Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, que integram o livro lançado esta sexta-feira, pela autarquia de Câmara de Lobos, no auditório da Escola do 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.

O lançamento desta coletânea contou com a presença da autora do conto vencedor, Carmo Marques, do vice-presidente da autarquia, Leonel Silva, da promotora do galardão, e de Francisco Fernandes, membro do júri, que analisou as 42 obras submetidas a concurso. O livro apresentado tem uma edição de 500 exemplares, com capa e ilustrações da jovem ilustradora câmara-lobense Maria Soares.

Os três contos, um vencedor e duas menções honrosas, remetem para as paisagens e vivências do Estreito de Câmara de Lobos em épocas distintas. O Estreito dos tempos da colónia pela memória da velhinha que vive os seus últimos dias num lar, o Estreito do início da colonização e da saga, por vezes calamitosa do vinho de torna-viagem, e o Estreito contemporâneo do poeta que dá nome ao prémio, João Augusto d’Ornelas.

Este Prémio Literário surgiu com o intuito de homenagear e divulgar o nome de João Augusto d’Ornelas, que nasceu no Estreito de Câmara de Lobos, a 24 de Agosto de 1833, tendo falecido no Funchal a 11 de julho de 1886 e concomitantemente promover o gosto pela leitura e pela escrita, através da valorização da língua portuguesa.

Segundo Leonel Silva, responsável pela dinamização do prémio, “a elevada participação registada na primeira edição, com a submissão de 42 contos para apreciação, é um sinal que a ambiência cénica e humana do Estreito de Câmara de Lobos é inspiradora e ainda tem muitas histórias para contar.”

Por esta razão, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos vai dar continuidade à realização deste concurso literário, tendo anunciado já que a segunda edição do prémio terá lugar ainda este ano de 2022, devendo o regulamento e prazos de participação divulgados pela autarquia em breve.