Madeira

Capitania cancela aviso de agitação marítima, mas mantém aviso de vento forte

Foto Helder Santos/Aspress
Foto Helder Santos/Aspress

A Capitania do Porto do Funchal actualizou os avisos de agitação marítima forte, cancelando o mesmo que vigorava já há alguns dias, mas manteve o de vento forte, que é prolongado até às 6h00 de amanhã, sábado, 22 de Janeiro de 2022.

Na actualização mais recente, emitido esta madrugada, a Capitania refere que "apesar do cancelamento do aviso" de agitação marítima forte, "recomenda-se aos proprietários ou armadores das embarcações" que "tomem as devidas precauções no assegurar das respectivas condições de navegabilidade", recomendação reforçada no aviso de vento forte para que mantenham as embarcações nos portos de abrigo.

Nesse caso, o vento soprará de Leste, fresco a muito fresco, por vezes forte, diminuindo para moderado a fresco no final.

A visibilidade no mar será boa, embora por vezes moderada a fraca.

A ondulação essa diminui claramente, nomeadamente na costa Norte, com ondas de Nordeste a atingir 1,5 a 2,5 metros, baixando para 1 a 2 metros. Na Costa Sul, as ondas de Sudeste com 2 a 3 metros, diminuindo gradualmente para 1 a 2 metros.

Recorde-se que a agitação marítima, nomeadamente de sul, tem impedido nos últimos dias o normal funcionamento das operações portuárias, situação que obrigou a medidas extraordinárias de transferir para o Porto do Funchal a descarga de bens essenciais e animais vivos de navios que fazem o abastecimento da Madeira através do Porto do Caniçal.

Neste momento, além do 'Funchalense 5', que continua atracado no molhe sul do Porto do Funchal, há mais três navios-cargueiro a aguardar na costa Norte a melhoria do estado do mar, o 'Islas Dos', o 'Ilha da Madeira' e o 'Rebecca S'.

É expectável que a situação seja normalizada a partir de amanhã.