Madeira

Governo Regional agiliza abastecimento do Porto Santo por via aérea

None

O Governo Regional da Madeira vai assegurar o abastecimento do Porto Santo por via aérea. A decisão, que já havia sido avançada pelo DIÁRIO, prende-se com o actual estado do tempo, "cujas melhorias só estão previstas para domingo".

Avião-cargueiro vai abastecer o Porto Santo

Solução de excepção para colmatar a falta de bens alimentares devido ao mau tempo no mar deverá ser oficialmente anunciada ainda hoje

"Esta operação, que já está a ser montada, com contactos com um operador de aviões cargueiros, por forma a que ela se possa realizar já amanhã e, por esta via, garantir o abastecimento da população do Porto Santo de bens essenciais, produtos frescos e perecíveis, enquanto não é possível fazer por via marítima, o que se prevê possa vir a acontecer só no domingo, devido ao mau tempo e à forte ondulação que se tem feito sentir na Região”, adianta Rui Barreto.

Rui Barreto afirma que “uma vez que a população do Porto Santo não recebe mercadorias há cerca de uma semana, devido às condições atmosféricas adversas que impedem a operação no Porto de Abrigo, o Governo Regional decidiu proteger a população, encontrando esta alternativa que será suportada pelo Executivo Madeirense”.

Numa nota enviada à imprensa, o secretário da Economia aproveita esta oportunidade para “apelar às famílias porto-santenses para que mantenham a serenidade e não corram para os supermercados, porque o açambarcamento de bens só irá perturbar o normalmente funcionamento desses espaços comerciais, além de que se espera que a regularização do transporte de mercadorias ocorra já a partir de domingo”.

O governante adianta que “é preciso que, neste momento, as pessoas tenham bom senso e a serenidade necessária, por forma a que os bens possam chegar a todos, de uma forma equitativa, sem alarmismos e sem açambarcamentos desnecessários”.