Madeira

Governo Regional vai reabilitar Fortim do Faial

None

O secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, e o secretário regional do Turismo, Eduardo Jesus, visitaram esta quarta-feira (8 de Setembro) o Fortim do Faial, em Santana.

"Finalmente o Governo Regional chegou a acordo com os privados sobre a aquisição do Fortim do Faial", para "colocar este espaço novamente aberto ao público", revelou o governante com a pasta das Finanças, congratulando-se com o facto deste fortim voltar a estar "ao serviço da cultura" e do "interesse turístico de quem nos visita".

O imóvel passará assim para a tutela do Secretaria Regional do Turismo e Cultura e será recuperado através de um investimento de reabilitação, explicou Rogério Gouveia.

"Queremos, acima de tudo tirar proveito do facto deste ser um ponto obrigatório  nesta localidade" e um "ponto estratégico sob o ponto de vista turístico", afirmou, por seu turno Eduardo Jesus, acrescentando que o objectivo é "reforçar esse interesse com informação cultural e histórica".

O secretário da Turismo recorda que "esse foi um exercício já feito no passado, numa colaboração que existiu entre o Governo Regional e os proprietários deste espaço, que permitiu aqui a instalação de uma exposição fotográfica do Faial antigo". O executivo pretende agora tonar o local num "ponto de informação turística e cultural", que poderá voltar a receber novas exposições.