Coronavírus Madeira

Governo vai reajustar os centros de vacinação contra a covid-19

Terceira dose poderá não ser ministrada em todos os concelhos

None

Depois de atingir a meta dos 85% de população imunizada contra a covid-19, objectivo que espera concretizar até final deste mês, o Governo Regional deverá reduzir os centros de vacinação criados para o efeito.

Embora essa seja uma decisão ainda a tomar, Miguel Albuquerque adianta que para a terceira dose da vacina a “estrutura descentralizada” já não deverá abranger todos os concelhos da Região.

“Poderá não ser em todos os concelhos”, admitiu esta manhã durante a visita à empresa J. Nelson Abreu S.A. O objectivo é “manter centros de administração das vacinas para a terceira dose descentralizados”, sem que tal signifique ir a todos os concelhos. “Vamos ver como é que vamos fazer isso. Temos que discutir isso com a Autoridade Regional de Saúde”, disse.

Sublinhou, no entanto, que “a ideia é facilitar ao máximo a administração da vacina a quem precisa”, mas também lembra que “não podemos ser perdulários em gastar dinheiro para manter as estruturas, que custam muito dinheiro, para vacinar meia dúzia de pessoas”.

Para já a única certeza é “continuar com espaços específicos para a vacinação [contra a covid-19]” rentabilizando custos sem comprometer a segurança, a eficácia e a comodidade dos cidadãos.