Madeira

Autarquia de Câmara de Lobos celebra protocolo para instalação de Centro de Apoio aos Sem-Abrigo

None

A autarquia de Câmara de Lobos formaliza amanhã, dia 3 de Setembro, com a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, o protocolo de cedência de um espaço no centro da cidade para Instalação do centro de Apoio à pessoa em Situação de Sem-Abrigo e com o Centro Social e Paroquial do Carmo, para operacionalização das valências a criar.

A 15 de Junho último, foi aprovado, em reunião de Câmara, o Plano Municipal para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-abrigo. orçado em 70 mil euros.

"O referido plano contempla a criação de um centro de apoio social, com valências de loja comunitária, refeitório e zonas de balneário que permitirão assegurar a higiene pessoal diária das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo", explica a autarquia em nota de imprensa.

A formalização do protocolo de cedência do espaço, com a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento e de operacionalização do mesmo com o Centro Social e Paroquial do Carmo, terá lugar amanhã, pelas 15 horas, no Salão Nobre da autarquia de Câmara de Lobos.

"Esta resposta social camarária será operacionalizada pelo Centro Social e Paroquial do Carmo, numa conjugação de esforços, recursos e de potenciação de sinergias no sentido de uma intervenção conjunta que promova a alteração da realidade existente e o apoio célere a integração das pessoas em situação de sem-abrigo", destaca a mesma nota.

O espaço de apoio social, que ficará localizado no centro da cidade de Câmara de Lobos, num espaço propriedade da Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, que garante a descrição aos utentes. Aí será instalado um gabinete de apoio social com técnicos que acompanharão estas pessoas no sentido de promover a sua integração na sociedade.

De referir que o primeiro levantamento feito ao longo do ano de 2020 e 2021 permitiu identificar 17 pessoas nesta situação de vulnerabilidade no concelho, sendo que o último censo realizado esse número reduziu para 10, "situação que poderá ser explicada por movimentos de migração entre concelhos", diz a autarquia, que se encontra de momento a "ultimar o levantamento dos materiais necessários para a intervenção de adaptação do espaço para proceder ao lançamento do concurso público de realização da obra". "A mesma avança logo que aprovado o procedimento", garante o edil.