Eleições Autárquicas Madeira

Confiança quer reforçar Núcleos Locais de Protecção Civil e descentralizar eventos culturais

None

A Coligação Confiança dinamizou, no Jardim da Ajuda, na freguesia de São Martinho, a quarta sessão do ciclo de conversas 'Pensar Funchal'. O candidato à presidência da CMF, Miguel Silva Gouveia, sublinhou a importância da iniciativa para a construção do "futuro" da cidade do Funchal. 

Foi mais uma vez o carácter muito participado desta iniciativa, de onde têm resultado ideias importantes para o futuro do Funchal e onde tem sido possível reflectir sobre o trabalho de planificação que o município tem feito ao longo dos últimos anos, ao ponto de o Funchal ser hoje uma cidade de referência em termos de boas práticas a nível nacional. O 'Pensar Funchal' tem sido um sucesso e isso está-nos a ajudar a construir um programa de futuro para a nossa cidade.

O primeiro tema em debate foi a 'Cultura, Património e Ciência', que contou com a candidata a vereadora, Micaela Camacho, o candidato à presidência da Junta de Freguesia da Sé, Diogo Goes, e ainda o artista plástico Gonçalo Gouveia e a professora Luísa Paolinelli. "A ideia mais forte que nos apraz destacar é o compromisso de, no próximo mandato, a Coligação Confiança promover uma descentralização de eventos culturais no concelho ainda mais abrangente, continuando a cumprir a democratização no acesso à cultura no concelho, que tem sido uma das nossas bandeiras desde 2013".

No campo da 'Protecção Civil e Recursos Naturais' estiveram presentes a candidata a vice-presidente da CMF, Cláudia Dias Ferreira, o candidato à Junta de Freguesia de São Martinho, Duarte Caldeira, o geólogo Domingos Rodrigues e o biólogo Roberto Jardim. "Dentro da discussão rica que tivemos, sublinhamos o propósito de aprofundar um projecto da Câmara Municipal do Funchal que já foi reconhecido a nível nacional, que são os Núcleos Locais de Protecção Civil, os quais têm vindo a promover a proteção de pessoas e bens nas Zonas Altas do concelho, dotando os cidadãos comuns de meios para saber comportar-se numa primeira resposta a situações de catástrofe. Queremos mais Núcleos e queremos que as Juntas de Freguesia do concelho sejam parte activa neste processo", concluiu Miguel Silva Gouveia.

Na próxima quinta-feira, dia 9 de Setembro, no Miradouro da Farmácia de Santo António (18h30), a iniciativa chega ao fim com os temas 'Saúde, Inclusão e Justiça Social' e 'Infraestruturas, Habitação e Reabilitação Urbana', reunindo os candidatos a vereadores Letícia Abreu e Rúben Abreu, os candidatos às Juntas de Freguesia de São Gonçalo e Santo António, Paulo Bruno Ferreira e Gonçalo Jardim, respectivamente, e ainda quatro convidados da sociedade civil.