Turismo Madeira

Madeira com iniciativas informáticas únicas para apoio ao turismo

None

A Madeira desenvolveu iniciativas informáticas para apoio ao setor do turismo que são "únicas" ao nível mundial e encontra-se, nalguns casos, em situação "mais avançada" face a outros destinos, indicou hoje a universidade da região autónoma.

"Podemos dizer que a Madeira está numa posição muito confortável na utilização das novas tecnologias para apoio ao turismo", disse à agência Lusa Eduardo Marques, professor da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade da Madeira (UMa) e coordenador do projeto SMARTDEST -- Smart Destinations: Destino Turístico Inteligente.

O SMARTDEST visa a promoção da cooperação entre Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde para transformar estes territórios em "destinos turísticos inteligentes", sendo que hoje foram apresentadas as principais iniciativas de cada uma das regiões, num encontro que decorreu na reitoria da UMa, no Funchal.

"Podemos dizer -- com base em estudos -- que a Madeira não só utiliza iniciativas em linha com as boas práticas [do turismo inteligente], como tem já algumas iniciativas que são únicas", disse Eduardo Marques.

No âmbito do projeto, a Madeira desenvolveu quatro iniciativas: uma plataforma de análise de dados turísticos, um piloto de contagem de turistas, uma plataforma SMARTDEST e uma aplicação do Caminho Real.

Eduardo Marques explicou que a Plataforma de Dados Turísticos permite um conhecimento mais profundo sobre o estado do turismo, podendo ser utilizado por entidades governamentais para auxiliar na definição de políticas para o setor, por entidades privadas para ajudar a gerir os negócios e por investigadores para estudos avançados sobre a matéria.

O Piloto de Contagem de Turistas permite conhecer os fluxos de turistas em relação a um monumento ou local, ao passo que a Aplicação do Caminho Real, executada em colaboração com a Associação do Caminho Real, visa ajudar os caminhantes que utilizam a antiga rede de estradas da ilha da Madeira.

"Turismo inteligente consiste em introduzir as novas tecnologias de informação e comunicação para ajudar a uma melhor gestão do turismo nas regiões e tornar os destinos mais sustentáveis", disse Eduardo Marques, indicando que a Madeira está "perfeitamente equiparável e, nalguns casos, até mesmo à frente" face a outros destinos.

O projeto Smart Destinations: Destino Turístico Inteligente é financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira-Açores-Canárias (POMAC 2014-2020).