Madeira

Assinado protocolo para apoio ao Rally Madeira Legend

None

O Rally Madeira Legend acontece este ano entre 28 e 30 de Outubro e o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, assinou esta tarde o protocolo, no valor de 180 mil euros, com o Club Sports Madeira, para a realização do evento.

A compensação financeira visa apoiar a organização do evento automobilístico que tem como objectivo projectar e promover a Madeira.


O Rally Madeira Legend decorre com 50 quilómetros em provas especiais, com destaque para as PEC’s marcadas para a noite de sexta-feira entre o Palheiro Ferreiro e o Terreiro da Luta. 
Para  Sábado, e depois da volta à ilha, está programada uma prova na Avenida do Mar, cuja realização dependerá da evolução da situação pandémica na Região.
Segundo José Paulo Fontes, presidente da Comissão Organizadora do Rally Madeira Legend, a prova pretende reviver as emoções da “Volta à Ilha”. 

Já Eduardo Jesus acredita que o Rally Madeira Legend é sinónimo da “Afirmação da Madeira num campo que é bastante visível lá fora” e que a iniciativa contribui para o retorno e promoção do destino.

Para o secretário regional, o evento é complementar ao calendário de eventos da Madeira, sobretudo numa altura em que em vários países “fervilham iniciativas que estavam programadas” antes da pandemia, e que há um regresso dos eventos

Relembrando o ressurgimento de vários eventos em todo o mundo, Eduardo Jesus aponta: "Significa que a partir do momento em que a pandemia deu alguma trégua, as organizações começaram-se a ultimar e os eventos estão a acontecer”. E o Rally Madeira Legend, acredita Eduardo Jesus, “tem um interesse grande” porque coloca a Madeira nesse tal “mapa” referido pelo secretário regional do Turismo e Cultura.

Por outro lado, Eduardo Jesus aponta ainda: “[O evento] tem possibilitado o restauro, a recuperação e a preparação de viaturas que se não fosse com outra motivação não eram reparadas desta forma”. Isto, “com a particularidade de não serem equipas de fábrica, de grandes patrocinadores. A lógica diferente são os proprietários destes automóveis ou organizações que se promovem à volta da possibilidade da fruição do automóvel nestas competições, que se preparam. E isso significa que são pessoas com poder de compra acima da média, que viajam sem preocupações”.

Por isso, acrescenta, factores motivadores de "dispersão económica que fica na Região”.