Eleições Autárquicas Madeira

Iniciativa Liberal São Vicente propõe estabelecimento de parcerias intermunicipais

None
Foto arquivo

Em nota remetida à imprensa, esta sexta-feira, 3 de Setembro, a candidatura da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de São Vicente defendeu o estabelecimento de parcerias intermunicipais no que toca à digitalização do sistema administrativo.

José Carlos Gonçalves salienta que acesso on-line aos serviços municipais tem "muitas vantagens", na medida em que "permite uma gestão mais transparente por parte do município e uma verificação mais célere por parte do munícipe; esburocratiza e acelera os processos; adequa-se aos diferentes horários laborais", além de tornar o próprio acesso "mais cómodo".

Não obstante, nota que "na Madeira, uma significativa parte da população, sobretudo a mais envelhecida, não possui competências de literacia digital".

Como solução, a IL propõe o estabelecimento de parcerias entre municípios, "no sentido de colocar as autarquias ao serviço dos munícipes (e não o contrário) e com o objectivo último de exercer, de forma competente, as funções que lhes são consignadas".

Paralelamente, considera necessário dotar o Balcão Único das funcionalidades exigidas para prestar apoio à população mais idosa.

"As autarquias não podem mais funcionar como um entrave à vida dos cidadãos em que um serviço público para ser prestado obriga a contrapartidas lesivas daqueles e da lei" remata a mesma nota.