Madeira

CMF concluiu obras de substituição das últimas redes em fibrocimento

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Miguel Silva Gouveia, acompanhado pelo vereador com o pelouro das Águas e Saneamento Básico, Rúben Abreu, estiveram esta manhã no Caminho da Lombada, na freguesia do Monte, para assinalar a conclusão da empreitada de 'Substituição das redes de água em fibrocimento no concelho do Funchal'. O troço intervencionado reabre ao trânsito a partir da tarde desta sexta-feira.

“Hoje concluímos a última empreitada de substituição de redes ainda existentes em fibrocimento na distribuição de agua potável no concelho do Funchal, numa intervenção que ascendeu a cerca de 570 mil euros e que vem erradicar definitivamente o amianto das nossas redes de água”, afirmou Miguel Silva Gouveia na ocasião.

“Para além da substituição das redes por uma rede de ferro fundido, colocamos também válvulas reguladoras de pressão para ter uma melhor gestão da pressão nestas zonas de maior declive, e instalamos 12 marcos de incêndio ao longo do percurso, dotando as infraestruturas de combate a incêndios urbanos nesta mancha florestal que tem sido muito fustigada nos últimos anos”, acrescentou.

Numa primeira fase, esta obra na freguesia do Monte compreendeu o Caminho das Babosas, entre o Caminho de Ferro do Monte e o Caminho do Monte. Posteriormente, numa segunda fase, foram realizadas obras no Caminho das Babosas, entre o  Caminho do Monte e o Caminho do Desterro, e no Caminho da Lombada, entre o Largo das Babosas, Rua Padre Manuel Romero Rua de Aveiro e o Caminho do Lombo, com ligação ao  Miradouro da Tabaiba.

No global, este projecto representou um investimento de dois milhões de euros, financiado por fundos comunitários, nomeadamente o POSEUR.

O autarca enalteceu ainda o trabalho com outras entidades, referindo-se especificamente à Empresa de Eletricidade da Madeira “que aproveitou estes trabalhos para fazer valas, retirando todos os cabos aéreos e passando a coloca-los no subsolo, dando também outro brilho a esta belíssima paisagem”.

“Finalizamos um projecto muito importante na salvaguarda da saúde dos nossos munícipes, eliminando das redes sustâncias perigosas e nocivas para as pessoas, mas também melhorando a qualidade do serviço, com a  redução das perdas de água. A modernização das redes de água potável do nosso concelho são uma realidade e este executivo continuará a trabalhar em soluções que melhorem o quotidiano de todos os funchalenses”, rematou.