Eleições Autárquicas Madeira

Afluência às urnas à volta dos 20% esta manhã em Machico

None Ver Galeria

No concelho de Machico o domingo eleitoral começou tranquilamente, com a afluência às urnas a rondar os 20% ao meio-dia nas várias freguesias do concelho.

Na secção de voto número 5, na Escola Secundária de Machico, 17,7% dos eleitores (ou seja 119 num total de 671) já haviam exercido o seu direito de voto. Número semelhante ao registado nas restantes secções, que esta manhã variou entre os entre os 15 e os 20%.

No Caniçal foi “depois da missa” que começou a verificar-se “maior movimento” junto ao Centro Cívico, sendo que, às 11h50, 19,95% dos eleitores já tinha votado. Tradicionalmente o período de maior afluência nesta freguesia acontece entre as 14 e as 15 horas, mas os membros das mesas de voto manifestavam o receio de que a procissão do Santíssimo Sacramento (que decorre também neste domingo de 26 de Setembro) pudesse “atrapalhar” a tarde eleitoral.

No Porto da Cruz, a afluência era a “normal” para esta altura do dia, fixando-se nos 25,8%, naquele que é, como de costume, o acto eleitoral que mais mobiliza a gentes da freguesia nortenha.

Já no Santo da Serra, este ano “está mais mexido de manhã”, dizem-nos na secção de voto localizada na junta de freguesia, que registava uma afluência de 35,30% pouco depois do meio-dia.

Também em Água de Pena, a afluência foi superior à verificada há quatro anos, com 25% dos eleitores a acorrer às urnas na primeira metade do dia. À semelhança das restantes freguesias, o processo eleitoral decorreu sem grandes sobressaltos esta manhã, embora seja de salientar a presença de vários elementos de diferentes candidaturas (PS, PSD e Chega) à saída da EB1/PE de Água de Pena.

O actual executivo da Câmara de Machico é composto por cinco elementos do PS – que nas Eleições Autárquicas de 2017 conquistou 58,61% de votos – e outros dois do PSD, que obteve 27,74%.

Em 2017, votaram 11.774 eleitores, ou seja 56,32% dos 20.906 inscritos, o que equivale a uma abstenção de 43,68%.

Em 2021, são 20.560 os inscritos no concelho de Machico. Concorrem aos órgãos municipais: PS, PSD/CDS, CDU, JPP, Iniciativa Liberal e Chega.