Parquímetros na Ribeira Brava

Venho por este meio tornar público, com a esperança que algo se faça para a resolução de um problema que a vila da Ribeira Brava enfrenta e que, com o tempo, tem vindo a agravar-se.

É natural a dificuldade que os residentes da vila do nosso município têm no estacionamento das suas viaturas, devido ao insuficiente número de espaços reservados para o efeito. A rua dos Dragoeiros não é exceção (desde o conhecido Patinhas até o supermercado Continente).

Sendo esta uma zona residência com elevado número de edifícios (certamente com maior concentração no concelho) as dificuldades são grandes, mas aumentam quando grande parte dos estacionamentos são utilizados por viaturas em reparação, alguns deles imobilizados vários meses.

Desde sempre tem sido um problema para uma de estas oficina - claramente com dimensões reduzidas para a prática de reparações de automóveis - respeitar o espaço público destinado à circulação e estacionamento de viaturas e passagem de peões.

Nos últimos meses tem sido notável a abusiva ocupação dos poucos espaços disponibilizados pela autarquia por viaturas em reparação. A oficina, não só se encontra a utilizar o espaço reservado para estacionamento, como também utiliza o espaço público para reparações a céu aberto. O estacionamento em cima de passeios e passadeiras, destinado à circulação de peões, é também frequentemente desrespeitado pelos seus mecânicos, pondo em risco a segurança de quem por lá circula. De salientar que esta a rua não dispõe de passeio em toda a sua extensão, pelo que o risco de atropelamento agrava-se (fica o aviso).

“Destinados para parqueamento por períodos de curta duração” é o indicado no site da câmara como objetivos das “linhas azuis”, mas nada é feito para ultrapassar esta situação claramente violados por esta oficina.

Se algumas dúvidas houvesse das viaturas estarem ou não em reparação, ela dissipa-se com a nova estratégia utilizada pela oficina, para informar os fiscais e eventualmente a PSP, que recorre a uma nota “viaturas em reparação – DM” no tablier de cada uma das viaturas.

Por incrível que pareça, estas viaturas não são autuadas, mas na falta de pagamento de qualquer outra viatura, sem a indicação de se encontrar em reparação, são autuadas sem dó nem piedade.

A vida não é só eleições Sr. Presidente da Câmara. Por favor haja rapidamente.

Carlos Alfredo Gonçalves