Madeira

Centro de Saúde de Santa Cruz conta com nova médica especialista

None

"O Centro de Saúde de Santa Cruz conta com uma nova médica especialista em medicina geral e familiar que, desde Julho, tem vindo a prestar cuidados de saúde diários aos utentes residentes na freguesia", anunciou hoje a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil em nota remetida à imprensa.

O secretário Pedro Ramos, e alguns dirigentes, deslocaram-se, na quarta-feira, (23 de Setembro), ao Centro de Saúde de Santa Cruz, para dar as boas-vindas à nova especialista do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM). 

"Inês Gonçalves, de 30 anos, terminou a sua especialidade em Medicina Geral e Familiar este ano, e veio a assumir a lista de utentes do médico de família, Adelino Vieira, recentemente aposentado", refere a mesma nota. 

Com a sua entrada, o Centro de Saúde de Santa Cruz passa assim a contar com quatro médicos de Medicina Geral e Familiar com lista de utentes atribuídos e mais dois médicos especialistas a fazer consulta de recurso.

Inês Gonçalves é natural do Funchal, mas a experiência desenvolvida no decorrer do Internato Médico, desde 2016, no Serviço de Saúde da RAM motivou a escolha deste centro de saúde localizado na zona leste da ilha. Primeiro, porque gostou da experiência de trabalhar no Serviço de Atendimento Urgente de Machico, e era algo que desejava dar continuidade. Para além disso, teve também “boas referências” do funcionamento do centro, e do “espírito de equipa”.

Tudo isto é fundamental para o trabalho de um médico de família. “Quando a equipa funciona bem, tudo funciona melhor”, reforçou a nova médica. sublinhando que "foi uma transição fácil" e a "boa aceitação por parte dos utentes”.

A médica especialista em Medicina Geral e Familiar, divide a sua actividade nas consultas no Centro de Saúde de Santa Cruz e nos atendimentos urgentes em Machico e espera "conseguir responder às necessidades da população". “O meu grande objectivo é acompanhar os utentes e actuar ao nível da prevenção, que é o nosso maior foco nos cuidados de saúde primários”, sublinhou. No futuro, aspira desenvolver projectos no âmbito da prevenção e manter a prática do serviço de urgência.