Eleições Autárquicas Madeira

Candidatura '+ Câmara de Lobos' empenhada em preservar o património religioso edificado do concelho

None

Reconhecendo o contributo social e cultural da Igreja Católica para com a sociedade madeirense, na área da saúde, do envelhecimento, da infância e no combate à pobreza, a candidatura do PPD/PSD à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, reitera o compromisso de manter os apoios financeiros, técnicos e logísticos à Igreja Católica.

Pedro Coelho, recandidato à presidência da Câmara Municipal de Câmara de Lobos destaca que compete também às entidades públicas governamentais contribuir, por um lado, para a preservação do importante património religioso edificado no concelho, bem como, na prossecução das funções sociais e de solidariedade das instituições da Igreja Católica no município.

No plano do preservação do património religioso, o social-democrata destaca que a candidatura do PPD/PSD pretende concretizar o contrato programa de apoio com o Centro Social e Paroquial do Carmo, no valor de cinco mil euros, para a construção de um elevador nas instalações daquela instituição. Por outro lado, os sociais-democratas irão apoiar a Fábrica da Igreja Paroquial de Câmara de Lobos na concretização do projecto de 'Requalificação e valorização da Igreja Matriz de Câmara de Lobos'. Trata-se de um projecto dinamizado pela Fábrica da Igreja de São Sebastião, para recuperação do património edificado, no valor estimado de 215 mil euros, candidatado aos fundos comunitários, o para o qual a autarquia irá contribuir com a comparticipação da componente não financiada. Ainda no plano do património religioso edificado, é intenção dos sociais-democratas articular com o Governo Regional da Madeira e com a Diocese do Funchal, no sentido de serem requalificadas algumas capelas e outros edifícios de interesse patrimonial e cultural, como é o exemplo da Capela do Foro, umas das mais antigas do concelho.

A candidatura do PPD/PSD, no respeito íntegro pela memória das diferentes pessoas e culturas que fizeram de um culto parte importante da sua vida, ressalva a sua "especial preocupação de conservação e de salvaguarda da dignidade de edifícios referenciais do património cultural religiosos do concelho que, em seu entender, deve ser estudado, protegido e salvaguardado".

Entende-se que o património cultural religioso deve ser preservado, evitando perdas irreparáveis. Importa defender a memória das raízes, e acima de tudo, proteger um património que define a nossa impressão digital identitária.