Eleições Autárquicas Madeira

Movimento de Cidadãos do Jardim da Serra apoia candidaturas do PSD em Câmara de Lobos

Movimento de Cidadãos dos anos 90/2000 reeditado no Jardim da Serra

Três elementos do grupo dos anos 90/2000 já foram presidentes de Junta. Um outro é candidato.  Foto arquivo
Três elementos do grupo dos anos 90/2000 já foram presidentes de Junta. Um outro é candidato.  Foto arquivo

'Jardim da serra 2021 em Movimento' negociou um conjunto de iniciativas para a freguesia e princípios de governação para todo o concelho

O Movimento de Cidadãos que nos anos 90 do século passado lutou pela elevação o Jardim da Serra a freguesia e que, mais tarde liderou os destinos da mesma, renasceu no início deste ano. Novamente liderado por Manuel Gonçalves (Neto), ponderou três hipóteses de intervenção das eleições autárquicas, agora marcadas para o dia 26 deste mês.

Manuel Gonçalves explica que hipóteses foram levantadas e ponderadas: concorrer directamente às eleições, como movimento; apoiar uma candidatura alternativa ao actual poder; apoiar a candidatura do PSD.

O primeiro presidente da Junta de freguesia do Jardim da Serra revela que, após negociação com a candidatura social-democrata, foi decidido apoiar as várias listas apresentadas pelo PSD no concelho.

Num documento preparado para divulgação do apoio, o Movimento explica o que aconteceu e o que está em causa.  "O Jardim da Serra 2021 em Movimento apoia as candidaturas apresentadas pelo PSD, às próximas eleições, aos órgãos autárquicos do Município de Câmara de Lobos. Este apoio tem por base um acordo que foi estabelecido entre este movimento de cidadãos e o Dr. Pedro Coelho, candidato do PSD ao cargo de presidente da câmara deste município."

"Os membros do movimento integram as listas do PSD concorrentes à Junta de Freguesia do Jardim da Serra, à Câmara e à Assembleia Municipal e participarão ativamente, enquanto cidadãos e na qualidade de eleitos, na concretização dos respetivos projetos autárquicos.  Durante os próximos quatro anos, pretende-se continuar a (re)criar as condições, quer ao nível das infraestruturas, quer ao nível dos serviços, para que as pessoas possam viver melhor e de modo sustentável, também nas localidades mais rurais de Câmara de Lobos."

No comunicado, é ainda explicado que, "no caso do Jardim da Serra, o Centro da Freguesia será reestruturado e requalificado. Nesta restruturação, destaca-se a construção de um novo arruamento que permitirá o acesso ao Adro da Igreja, pelo lado nascente. A antiga Escola dos Murinhos será transformada em Centro de Desenvolvimento e de Inovação Sociocultural e Agroflorestal. Por seu lado, na antiga Escola dos Murinhos nascerá uma quinta pedagógica."

"De modo a combater os efeitos negativos das alterações climáticas, serão tomadas medidas, em diferentes áreas, como a energia, o saneamento básico, a economia circular, a agricultura (agroecologia e agricultura familiar). As hortas escolares passarão a ser hortas biológicas.  Nas zonas altas do município, em colaboração com a ARM, será dado início à construção de uma rede de reservatórios para aproveitamento das águas das chuvas, com fins agrícolas. No âmbito da nova perspetiva sobre o uso das coisas, denominada «repensar, reduzir, reutilizar e reciclar», será criado um centro para aproveitamento de resíduos vegetais que serão transformados em composto orgânico (fertilizante natural), para uso na jardinagem e na agricultura."

"O Jardim da Serra 2021 em Movimento tem como lema 'pensar globalmente, agir localmente'. O presente acordo é, na perspectiva dos seus membros, uma forma de participação cívica, que se pretende que seja mobilizadora, atendendo à situação inquietante do Planeta que nos leva a viver, já, em estado de Emergência Climática."