Eleições Autárquicas Madeira

Candidatura do PSD em Câmara de Lobos defende causa animal

None

A candidatura do PSD à Câmara Municipal de Câmara de Lobos relembra o trabalho realizado desde 2013 em prol da causa animal e compromete-se a continuar a defender a causa. 

Segundo Pedro Coelho, recandidato à presidência da autarquia “o executivo municipal PSD prosseguiu uma política governativa que deu prioridade ao bem-estar das pessoas, porém nunca foram descuradas as responsabilidades da autarquia em relação ao bem-estar animal, em especial dos animais errantes e de companhia”. O social-democrata especificou que, só no período entre 2018 a 2021, foram vacinados cerca de 800 animais no âmbito das campanhas de vacinação realizadas em todo o concelho; foram esterilizados cerca de 800 animais; e foram adoptados cerca de 300 animais errantes.

A candidatura refere ainda que em Câmara de Lobos as campanhas de vacinação são coordenadas e programadas pela autarquia, sendo que os donos dos animais de companhia assumem parte do pagamento dos custos, a valores simbólicos, da vacinação antirrábica, do boletim sanitário, da identificação electrónica, da desparasitação interna e do registo no SIAC. Segundo Pedro Coelho, a autarquia presta o apoio necessário às famílias, co-responsabilizando os donos dos animais.

A candidatura do PSD lembra que todos os animais errantes recolhidos em Câmara de Lobos encontram-se à guarda da SPAD.

Os animais são devidamente tratados, podendo ser adoptados a qualquer momento, sem qualquer custo para os interessados. Por outro lado, a Câmara Municipal disponibilizou à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos equipamentos necessários para a captura e transporte de animais errantes feridos ou doentes na via pública, nos dias feriados.

"Muitas vezes aqueles que se julgam donos da causa animal ou alguns daqueles que se auto-intitulam de oposição lançam ataques infundados e apresentam propostas irreais, por ignorância ou desconhecimento da realidade dos factos, em detrimento da apresentação de propostas exequíveis verdadeiramente amigas dos animais”, constata Pedro Coelho.

O candidato reitera que a candidatura do PSD '+ Câmara de Lobos' continua comprometida com a promoção do bem-estar animal. Conforme consta do manifesto eleitoral, onde os social-democratas garantem “continuar a insistir junto da AMRAM para a criação do canil intermunicipal, e aprofundar o programa municipal de sensibilização para a causa animal e esterilização de animais domésticos" e a “continuar a promover a esterilização de todos os cães e gatos errantes, implementando o método CED (capturar-esterilizar-devolver)”.