5 Sentidos

Palácio de São Lourenço associa-se a Jornadas Europeias do Património

None

No dia próximo dia 24 de Setembro (sexta-feira), o Palácio de São Lourenço junta-se às entidades públicas e privadas que integram a Programação das Jornadas Europeias do Património 2021 em Portugal, enquadradas no tema ‘Património Inclusivo e Diversificado: o Património é nosso’.

Às 10 horas, realiza-se uma visita autónoma ao palácio e jardins, na qual os visitantes poderão recorrer à ‘app’ app "palácio de são lourenço", audioguia de percurso com texto e galeria de imagens disponível em quatro idiomas. Descarregado gratuitamente à chegada, é compatível com android, iphone, ipad e ipod touch, requerendo ios 13.0 ou superior, funcionando depois off-line.

A informação sobre o percurso poderá ser previamente consultada on-line: 

Às 15 horas, tem lugar a visita comentada ‘O palácio é nosso: 26 anos de acessibilidade ao palácio de são lourenço’, precedida por uma apresentação prévia do tema ‘O palácio é nosso’, procurando elucidar sucintamente como o Palácio de São Lourenço, compatibilizando a sua condição de residência oficial com a prática museológica, assumiu tendencialmente na interacção com os públicos um papel de mediação cultural centrada na participação e aprendizagem recíproca.

Às 18h00, tem lugar a actuação da Orquestra de Cordas do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng.º Luíz Peter Clode, com direcção artística do professor Yuriy Kyrychenko. Esta actuação será precedida por uma breve apresentação do tema "O palácio é nosso: 26 anos de acessibilidade ao Palácio de São Lourenço’.

Como usualmente, a entrada é gratuita. Refira-se que, durante a pandemia, todas as iniciativas requerem inscrição prévia, pelo telefone (291 202530) ou e-mail ([email protected]), estando a lotação condicionada pelas normas sanitárias presentemente em vigor na RAM. Os participantes usarão máscara, autorizarão a medição prévia da temperatura, a desinfecção das mãos à chegada e manterão o distanciamento recomendado.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do património, reforçando os sentimentos de identidade cultural, de memória colectiva e de afirmação de um património comum europeu cuja riqueza reside na sua diversidade.