Madeira

Câmara de Lobos distingue 118 alunos com prémio de mérito escolar 'Joaquim Pestana'

None

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos voltou a promover este ano, em regime presencial, a cerimónia de atribuição do Prémio de Mérito Escolar 'Joaquim Pestana', desta feita a 118 alunos do concelho, de todos os níveis do ensino obrigatório e alunos do ensino especial, que se distinguiram pelo seu empenho e pelo seu trabalho ao longo do ano lectivo passado.

O Prémio de Mérito Escolar 'Joaquim Pestana', atribuído pela primeira vez em 2014, abrange o melhor aluno por cada ano escolar de cada uma das escolas do município, desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário, contemplando igualmente os alunos dos cursos CEF e os PCA. Este ano foram também galardoados alunos abrangidos pelo Ensino Especial. Este prémio foi criado pela autarquia câmara-lobense com o intuito de reconhecer os resultados dos alunos e incentivar o seu desempenho escolar ao longo de cada ano lectivo.

A atribuição desta designação ao prémio de mérito escolar surge da pretensão da Câmara Municipal de enaltecer a memória do poeta câmara-lobense do século XIX, que se distinguiu como um dos vultos da corrente literária Novo Trovador e do ultra-romantismo, trazendo assim ao presente e ao conhecimento dos mais novos o mérito de Joaquim Pestana na história e na cultura do concelho.

A cerimónia de entrega do prémio de mérito, que consiste na atribuição de um cheque ensino no valor de 50,00 euros e um certificado de distinção a cada aluno agraciado, voltou a decorrer este ano no Museu de Imprensa – Madeira, depois do interregno em 2020, em que os prémios de mérito foram entregues, sem realização de cerimónia solene, directamente nos estabelecimentos de ensino do concelho.

A cerimónia foi dividida em três momentos, limitados à presença de 100 elementos em cada turno, de acordo com as regras de Saúde Pública em vigor. Devido às contingências cada aluno apenas pode ser acompanhado por um elemento da família de forma a respeitar a lotação do espaço. A cerimónia contou ainda com a presença dos directores dos estabelecimentos de ensino, os representantes da autarquia, e do Director Regional de Educação Marco Gomes.

Desde a criação do Prémio de Mérito Escolar 'Joaquim Pestana', e considerando a edição deste ano, foram objecto de distinção 862 alunos, sendo que o investimento na edição deste ano foi de cerca de 5.900,00 euros, montante inteiramente suportado pelo orçamento municipal.