Desporto

Morreu Fernando Luís, antiga glória do futebol madeirense

None

Morreu Fernando Luís, antiga glória do futebol madeirense. Nascido no Funchal a 17 de Setembro de 1946, faria 75 anos na sexta-feira.

iniciou-se para a pratica do futebol no Marítimo, tendo realizado o seu primeiro jogo, na categoria de juniores, a 8 de Novembro de 1959, num jogo frente ao União da Madeira. Muito jovem ainda, transferiu-se para o Belenenses na temporada de 1966/67, clube que representou durante três temporadas, tendo, nessa altura, sido internacional esperança (agora Sub-21) por Portugal.  Depois de três épocas nos ‘azuis’ de Belém, transferiu-se para o Braga, onde esteve apenas um ano, e mais tarde para o União de Tomar, então na I divisão do futebol nacional, clube que representou durante seis temporadas.

Regressou à Madeira na temporada de 1976/77 para jogar no Nacional,  que ajudou a subir à II Divisão Nacional. Após três temporadas nos alvinegros, voltaria ao clube que o formou, ao Marítimo, na época 1979/80, alinhando em 15 jogos na I divisão nacional. Terminaria a carreira no União da Madeira. Foi ainda treinador em alguns clubes do futebol regional.

Fernando Luís foi um dos melhores jogadores madeirenses da sua geração, a par de Petita, Angelo Gomes, Noémio ou Eduardo Castro. Desde muito jovem que mereceu o apelido de Hernâni, em homenagem  a um dos melhores jogadores das décadas de 1950 e 1960, e que brilhou no FC Porto.