Eleições Autárquicas Madeira

Pedro Calado defende revisão imediata do PDM

None

A candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ à Câmara Municipal do Funchal (CMF), liderada por Pedro Calado, assume que a revisão do Plano Director Municipal (PDM) é um dos primeiros actos a pôr em prática após ganhar as eleições.  

“Quando saímos da CMF em 2013, deixamos o documento pronto para ser implementado. Com a governação socialista na CMF o que se verificou logo foi um atraso de 5 anos. O PDM só foi revisto entre 2017 e 2018 e essa alteração veio piorar muito o que nós tínhamos preparado em 2013”, constata Pedro Calado.  

O candidato da coligação PSD/CDS dá um exemplo: “As zonas altas das freguesias de São Martinho, Santo António e São Roque foram as mais afectadas. Hoje as famílias querem legalizar as construções que já existiam e não conseguem porque o actual plano não permite”, adverte.

Outra situação apontada pelo candidato é o facto do actual  plano criar espaços verdes (Santo António)  onde antes  havia permissão de  índice de construção elevado e noutras foram transformadas em zonas agrícolas (São Martinho).  

Acompanhado dos candidatos a presidentes de Junta de Santo António e São Martinho, Ilídio Castro e Marco Gonçalves respectivamente,  e do candidato a vereador do urbanismo, João Rodrigues, o cabeça-de-lista à CMF pela coligação do PSD/CDS refere outra situação  que funciona mal na autarquia:  o atraso na aprovação  de projectos por parte do Departamento do Urbanismo. “Temos que dar uma volta de 180 graus. Não podemos ter os promotores a querer investir numa cidade, a querer criar postos de trabalho e uma autarquia que  demora, dois a 3 anos, para dar resposta aos processos”, criticou.

A candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ promete uma linha verde em termos de legalização de projectos. Pedro Calado que escolheu o Pico dos Barcelos para fazer campanha esta, quarta-feira, sobre o tema do urbanismo, assegura que tem na sua equipa um candidato experiente, que já foi vereador, o engenheiro João Rodrigues, e que segundo refere, é talvez um dos técnicos mais credenciados do País em termos de urbanismo

“Ele sabe perfeitamente o que é necessário ser implementado” declarou Pedro Calado.
O candidato voltou a deixar a promessa aos construtores e aos promotores que terão uma resposta mais célere, em 60 dias, aos seus projectos, sublinhando que deixa de haver espera prolongada, de mais  de 3 anos, que inviabiliza o crescimento  da cidade do Funchal.