Coronavírus Madeira

Cinco casos de covid-19 no início do novo ano escolar

Quatro destas situações foram identificadas em escolas da Camacha.

None

Ainda agora começou o novo ano lectivo e já foram identificados alguns casos de covid-19 nos estabelecimentos de ensino da Região, provenientes de infecções contraídas na comunidade. Esta segunda-feira há a reportar pelo menos cinco situações, três delas já confirmadas pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), na actualização do balanço da pandemia nas escolas da Madeira e Porto Santo.

Na Escola Básica do 1.º ciclo/PE da Camacha, três alunos testaram positivo. Estes casos estão associados ao surto de covid-19 que foi recentemente identificado naquela freguesia do concelho de Santa Cruz, passando assim da comunidade para o recinto escolar.

João Sena, o director da escola, deu conta de que em causa estão dois alunos do 3.º ano e uma criança da creche. Em isolamento profilático estão cerca de 30 alunos e pelo menos quatro docentes e dois funcionários não docentes.

Entretanto, amanhã serão testados os restantes alunos daquele estabelecimento de ensino, de acordo com a calendarização já divulgada, uma vez que se incluem no conjunto de escolas primárias do concelho de Santa Cruz.

A nota da SRE aponta, também, um caso de covid-19 no Externato do Santo Condestável, também na freguesia da Camacha. “Na sequência, uma turma (22 alunos) e um docente estão em isolamento profilático até indicação em contrário das autoridades de saúde”.

Nestas contas de início de semana, que se referem a casos identificados durante o fim-de-semana, há que juntar o caso positivo identificado na Escola Básica do 1.º ciclo/PE de São Roque, no pólo do Galeão (antiga Escola Básica do 1.º ciclo/PE do Galeão), onde uma criança do pré-escolar infectada levou ao isolamento preventivo dos seus colegas de sala e do pessoal docente e não docente afecto à mesma. Esta informação ainda não foi confirmada pela Secretaria da Educação.