Madeira

Efeitos da depressão só até amanhã

Aguaceiros poderão ocorrer toda a semana, mas apenas nas regiões montanhosas

Até esta terça-feira, dia 14, o estado do tempo no Arquipélago da Madeira continuará a ser influenciado “pela acção de depressão localizada a norte do Arquipélago da Madeira (entre a Madeira e o Continente) e a partir de quarta-feira pelo bordo leste do Anticiclone dos Açores”, revela Victor Prior, delegado regional do IPMA na Madeira.

Assim, prevê-se, em geral, períodos de céu muito nublado e a ocorrência de aguaceiros (fracos ou pontualmente moderados), em especial até esta terça-feira. “Nas regiões montanhosas, os aguaceiros em geral fracos deverão prolongar-se durante os próximos dias, até ao início da próxima semana”, adianta o meteorologista.

As temperaturas do ar vão continuar dentro do normal para a época. No Funchal as mínimas devem variar entre os 21 e 22 ºC, e as máximas entre os 26 a 28 ºC.

Quanto ao vento, “predominante de oeste/noroeste até ao dia 15 de setembro (quarta-feira) e de norte/nordeste nos dias seguintes, será em geral, fraco a moderado (10 a 35 km/h), por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas”.

No mar “na ilha da Madeira e em Porto Santo, prevê-se, em geral, ondas predominantes de noroeste até ao dia 15 de Setembro (quarta-feira) e de norte depois do dia 15 (quarta-feira), com altura significativa a variar entre 1,0 m a 2,5 m”, concretiza.