Madeira

Inquérito de Qualidade dos Censos 2021 arranca amanhã

None

A Direção Regional de Estatística inicia, amanhã, dia 11 de Setembro, o Inquérito de Qualidade (IQ) dos Censos 2021.

De acordo com as recomendações das Nações Unidas, os recenseamentos da habitação e da população devem ter associados indicadores de qualidade. Terminada que está a operação principal, os Censos 2021, o Instituto Nacional de Estatística (INE) – entidade responsável pela operação a nível nacional –, decidiu realizar esta operação estatística, que é independente dos Censos 2021 e que visa disponibilizar, aos utilizadores da informação censitária, indicadores de avaliação da qualidade dos resultados relativos às unidades estatísticas observadas, quer em termos de contagens (cobertura), quer de algumas características (conteúdo).

Na Região, a Direção Regional de Estatística terá no terreno 5 entrevistadores com funções de coordenação e acompanhamento e 25 entrevistadores, número que corresponde às secções abrangidas pelo IQ Censos.

Com efeito, a operação é realizada por amostragem, pelo que só decorrerá em 25 das 330 secções estatísticas (partições das freguesias com cerca de 600 alojamentos) da Região.

Serão abrangidos aproximadamente 16 mil alojamentos na Região e, num subconjunto destes, os entrevistadores vão reinquirir cerca de 2 500 famílias, através de um pequeno questionário que contém apenas 4 perguntas: número de pessoas residentes no alojamento em 19 de Abril de 2021, nome, data de nascimento e sexo.

Os entrevistadores vão, em primeiro lugar, percorrer toda a secção que corresponde à sua área de trabalho, procedendo a um novo recenseamento de edifícios e alojamentos familiares. Isto permitirá avaliar muitas variantes, nomeadamente se foram contabilizados edifícios indevidamente por serem, por exemplo, exclusivamente comerciais ou por não terem quaisquer condições de habitabilidade.

Feito o varrimento da secção, uma percentagem dos agregados domésticos que nela residem serão contactados pelos entrevistadores para identificação dos indivíduos que compõem esse mesmo agregado e responderem a um conjunto muito limitado de questões que já constavam dos Censos 2021.

No IQ Censos, não há lugar a autopreenchimento pelas famílias, a única forma de resposta é através de entrevista directa e presencial. Será através do cruzamento entre as respostas dadas nas duas operações – sendo a do IQ Censos considerada a corretã - que se avaliarão os erros de contagem e de conteúdo.

De referir que a maior parte dos municípios - com excepção do Porto Santo, da Ponta de Sol e do Porto Moniz, que não são abrangidos na operação -, têm pelo menos uma secção seleccionada para o IQ Censos. O Funchal é o município com mais secções seleccionadas, mais precisamente 14.

A recolha de dados decorre entre 11 de Setembro e final de Novembro. Os dados reportam-se ao momento censitário, zero horas do dia 19 de Abril de 2021, como definido também para a operação Censos e prevê-se que os resultados sejam publicados até ao 4.º trimestre de 2022.

A DREM solicita a melhor colaboração à população que venha a ser contactada no âmbito do IQ Censos. Como acontece com todos os inquéritos do INE/DREM a resposta é obrigatória e gratuita, sendo garantida total confidencialidade. Em caso de dúvida deverá ser solicitada a identificação dos entrevistadores que estão credenciados pela DREM, ou então entrar em contacto com a DREM através do número gratuito 800 200 262.