Cartão dos antigos combatentes

“O Cartão do Antigo Combatente’’, que confere aos Antigos Combatentes a designação de Titular de Reconhecimento da Nação, sublinhando o lugar marcante que ocupamos na História de Portugal.

Conforme os direitos consignados no Estatuto do Antigo Combatente, aprovado pela Lei nº. 46/2020, de 20 de Agosto, com especial relevo para:

- Isenção de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde;

- Gratuitidade de entrada nos museus e monumentos nacionais, bem como os museus militares;

- Gratuitidade do passe intermodal de transportes das áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais.

Mas, quanto ao passe de transportes, informei-me junto de alguns operadores, que até à data de 31 de Agosto, desconheciam, ou não têm informação acerca da forma como irão proceder… os citados passes sociais.

Será que este benefício, para além de vir tarde, não está ainda devidamente regulamentado, por várias áreas governativas… e, quanto tempo ainda vamos esperar? O que se passa, face à urgência no envio dos respetivos cartões? Qual então, a estratégia por parte da Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, no envio dos citados cartões. Contudo, não quero acreditar que haja “mãozinha” do poder político, em se esmerarem tanto, quando o “caminho” ainda vai a meio. Será um doce, mas, amargo, que nos estão a querer dar? Responda quem quiser ou souber.

Mário da Silva Jesus