Madeira

Há 20 anos os jovens a estudar fora da Região passavam a poder votar nas Autárquicas

None

A edição impressa do DIÁRIO de 13 de Setembro de 2001 trazia como destaque uma notícia que dava conta do facto dos jovens madeirenses a estudar fora da Região passarem a poder votar nas Eleições Autárquicas. A notícia que foi manchete há duas décadas estava integrada no suplemento dedicado aquele acto eleitoral e dava conta que os estudantes recenseados na Madeira, que estejam matriculados no continente poderão, votar antecipadamente nas eleições para as autarquias locais. "Um princípio rejeitado pelo PSD-M, meses antes das eleições legislativas regionais, partido que agora viabiliza uma lei com efeitos no sufrágio marcado para 16 de Dezembro próximo."

A 13 de Setembro de 2001 ainda havia ecos do atentado terrorista do 11 de Setembro nos Estados Unidos. O DIÁRIO dava conta que os atentados nos EUA haviam enlutado o Mundo e que os americanos consideravam-se «em guerra» com a NATO a apoiar as represálias. Mais de 100 portugueses foram dados como desaparecidos. e Bin Laden era já dado como o principal responsável pela tragédia. À data o FBI já havia detido cinco suspeitos em Boston.

O DIÁRIO noticiava ainda que a Região, através do Madeira Tecnopólo, ia participar numa reunião a ter lugar em Rimini, Itália, a fim de discutir a criação de um cartão de compras destinado particularmente a turistas, denominado "Tr@vel SmarT card". "São cinco as regiões europeias que vão lançar este projecto inovador e que se reúnem em Rimini. São elas Madeira, Rimini, Valência, Leipzing e Hampshire", esclarecia a notícia.

Na Madeira era também notícia a morte dos sete bebés no então Centro Hospitalar do Funchal que estava a ser alvo de investigação por parte da instituição. Conceição Estudante, então secretária regional com a tutela da Saúde garantia que os números actuais eram normais e que em nada superavam os registados em anos anteriores.

Para saber mais sobre as notícias de há 20 anos, consulte a edição do DIÁRIO do dia 13 de Setembro de 2001 através do portal da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira.