Artigos

Porque vou votar Confiança no Funchal

Dia 26 de setembro é decisivo para o futuro da Madeira. Nas eleições autárquicas há escolhas claras para caminhos completamente distintos para o Funchal. Regressar a um passado de má memória, ou continuar a trilhar um caminho de futuro com inovação, arrojo e uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

É preciso manter o Funchal sério e livre.

A Confiança na Câmara Municipal do Funchal reduziu nos últimos dois mandatos a dívida total da autarquia em cerca de 70 Milhões de Euros. Passou de um valor superior a 100 Milhões em 2013, para cerca de 30 Milhões no presente. A Dívida mais baixa registada este século. A saúde financeira da CMF é irrepreensível e fruto uma gestão com muito rigor e seriedade.

Reduziu-se o IMI para a taxa mínima de 0,3. Um compromisso estabelecido logo nos primeiros 4 anos de mandato, e que o PSD em 2013 dizia ser impossível de concretizar!

Nos últimos anos o investimento nas Zonas Altas do Funchal por parte da Autarquia somou mais de 10 Milhões de Euros, proporcionando aos seus residentes a melhoria das condições básicas de vida, em termos de acessibilidades, redes de águas e saneamento, estacionamentos e segurança.

A Habitação voltou a ser uma prioridade, com a conclusão do programa Amianto Zero, e a construção dos novos bairros habitacionais na Quinta Falcão em Santo António e nos Viveiros em São Pedro.

Manuais escolares gratuitos, bolsas para os estudantes universitários, subsídio ao arrendamento, comparticipação de medicamentos, o programa de apoio à natalidade e família, o Cabaz Vital, entre vários outros programas sociais, apoiam milhares de famílias funchalenses, tendo sido um apoio fundamental nos últimos anos para a sobrevivência e capacitação dos nossos cidadãos.

Investiu-se muito na Cultura e investiu-se bem. Voltámos a ser uma referência a nível nacional, recebemos espetáculos de companhias nacionais, e imprimiu-se uma enorme dinâmica ao meio artístico local, nas diversas artes. Recuperou-se o Museu do Açúcar, da História Natural, a Estação de Caminho de Ferro do Monte, e requalificou-se o histórico Cais do Carvão onde se pode agora usufruir de concertos numa base regular.

O investimento da Câmara do Funchal na área do ambiente é inédito a nível nacional. Está aliás bem registado na PORDATA, sendo o Funchal em 2019 o segundo município do País que mais investiu do seu orçamento em ambiente. A Causa Animal também é uma prioridade, tendo a CMF vacinado, até hoje, um total de 3170 animais domésticos, não apresentando quaisquer custos para os seus detentores, e procedendo a perto de um milhar de esterilizações de animais errantes por ano.

A modernização das redes de água e saneamento está à vista, não apenas debaixo de terra. Um total de 16 Milhões de Euros de investimento, reabilitação de 70km de condutas e reservatórios, aquisição de novos equipamentos e meios e aposta nos recursos humanos.

E temos o futuro de Confiança, compromissos do Miguel Gouveia:

A CMF irá investir 28 Milhões de Euros em 202 novos fogos habitacionais, que vão realojar 831 funchalenses, que vivem neste momento em condições habitacionais indignas, que se irão situar nos antigos bairros sociais da Penha de França, da Quinta das Freiras, da Ponte e ainda na Nazaré, ao que se soma a aquisição de edifícios devolutos no centro Funchal, que serão reabilitados para fins de habitação social.

Está projetado um novo Parque Urbano na zona da Praia Formosa, para usufruto das famílias, crianças, jovens e adultos de todas as idades, criando um novo pulmão verde na cidade, com equipamentos de qualidade.

Os Manuais Escolares gratuitos serão estendidos ao 12º Ano, irão ser reforçados os incentivos à Natalidade, os apoios aos medicamentos para idosos, e o subsídio ao Arrendamento, com um reforço substancial do Fundo de Investimento Social da Câmara Municipal.

Continuaremos a ter uma gestão rigorosa e transparente, mantendo as contas saudáveis e sustentáveis, mantendo o IMI no mínimo, e continuando a progressiva devolução do IRS às famílias.

Teremos uma gestão do território a pensar na qualidade de vida dos funchalenses e não nos grandes interesses económicos. Haverá uma aposta na mobilidade sustentável, na redução dos impactos climáticos, nas energias renováveis e no contínuo investimento para reduzir ao máximo as perdas de água na cidade. As Zonas Altas e os seus residentes continuarão a ser uma das grandes prioridades da autarquia.

Claro que há sempre a alternativa das promessas infinitas, dos investimentos megalómanos, os 1500 estacionamentos para destruir a Praça do Município, os apoios sociais e redução de impostos que já estão feitos, a subjugação aos poderes empresariais, e o regresso a um passado de desigualdades, de gestão errónea e errática.

Vou votar no dia 26 de Setembro para continuar a ter uma Autarquia no Funchal de Confiança!