Desporto

Dia totalmente de empates na I Liga de futebol

None

Os quatro jogos hoje disputados para a quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol terminaram com empates, pelo que até agora a ronda só regista uma vitória, a goleada do líder Benfica nos Açores, no sábado.

Com sete jogos já disputados, quase não houve mudanças da classificação, mas no fecho da ronda, segunda-feira, há um interessante Tondela-Estoril Praia, que pode isolar os 'canarinhos' no segundo lugar, ultrapassando Sporting e FC Porto, que empataram entre si no sábado e estão a quatro pontos do Benfica, após o 5-0 ao Santa Clara.

A fechar o programa de hoje, jogou-se no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e o resultado final foi um 'nulo', com a particularidade dos vitorianos terem disputado grande parte da partida com menos jogadores que o Belenenses SAD, o lanterna-vermelha do campeonato.

O Vitória de Guimarães ficou reduzido a 10 jogadores aos 10 minutos, com a expulsão do guineense Alfa Semedo, com cartão vermelho direto, e depois a nove jogadores aos 59, com a saída do croata Borevkovic, por acumulação de cartões amarelos.

O jogo esteve interrompido vários minutos perto do final para assistência do avançado local Rochinha, que caiu inanimado na área dos lisboetas aos 86 minutos. Viria sair de maca, já consciente de novo, e aparentemente fora de perigo.

A equipa vimaranense, que não perde há quatro jogos, somou o segundo empate seguido e ocupa o 10.º lugar, com seis pontos, enquanto o Belenenses SAD, que ainda não venceu na prova, permanece no 18.º e último lugar, em igualdade com o Famalicão, ambos com dois pontos.

Os famalicenses empataram 2-2 em Moreira de Cónegos, com o Moreirense.

A equipa anfitriã inaugurou o marcador aos 11 minutos, através de uma grande penalidade concretizada por Rafael Martins, mas o Famalicão virou o resultado com um 'bis' de Simon Banza, aos 20 e 47, antes de André Luís restabelecer a igualdade, aos 71. O Moreirense continua na 'cauda' da classificação, com três pontos, em 15.º.

No Bessa, o Boavista empatou com o Portimonense, 1-1, com o golo 'axadrezado' a ser de Petar Musa, já no período de descontos, depois de o brasileiro Carlinhos ter dado vantagem aos algarvios, aos 45.

Os boavisteiros empataram pela primeira vez no Bessa nesta edição da I Liga, depois de duas vitórias, e sobem ao quinto lugar, com os mesmos oito pontos do Sporting de Braga, enquanto o Portimonense, que ainda não tinha cedido pontos fora, segue no sétimo posto, com os mesmos sete pontos de Gil Vicente e Paços de Ferreira.

Quanto a Gil Vicente e Vizela, empataram 2-2, em Barcelos, com Marcos Paulo e Fran Navarro a bisar na partida.

O espanhol Fran Navarro isolou-se na liderança da lista de melhores marcadores do campeonato, com quatro golos, depois de marcar os golos gilistas, aos 61 e 90. Quanto ao brasileiro Marcos Paulo, marcou aos 24, na conversão de uma grande penalidade, e aos 73.

Com este empate, o Gil Vicente ocupa o sétimo lugar, com os mesmos sete pontos de Portimonense e Paços de Ferreira, enquanto o Vizela subiu provisoriamente ao 11.º posto, com cinco.

A jornada fecha na segunda-feira, com a visita do Estoril Praia a Tondela e a receção do Marítimo ao Arouca, no recinto do rival Nacional, na Choupana, por interdição do seu estádio.