Madeira

Confraria Enogastronómica da Madeira recebe enxerto da vinha mais antiga do mundo

None

A Confraria Enogastronómica da Madeira (CEM) é um dos cinco agraciados, em 2021, pelo município `de Maribor com um excerto da videira, reconhecida pelo Guinness World Records, com a mais antiga do mundo. A doação terá lugar no próximo dia 2 de Setembro, durante a deslocação dos confrades a esta cidade eslovena.

A videira da variedade Žametovka ou Modra kavčina cresce há mais de 450 anos de idade na fachada da Antiga Casa da Vinha,  imóvel do século XVI,  localizado no centro da cidade e classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Esta vinha, plantada no final da Idade Média, sobreviveu a guerras, incêndios e pestes e ainda produz cachos gordos, pelo que a escassa produção deste raro vinho tem sido engarrafado e oferecido a papas, presidentes, imperadores, entre outras figuras de renome.

Anualmente, a cidade de Maribor, oferece enxertos desta vinha a diversas instituições mundiais como símbolo de solidariedade, fraternidade e da paz entre os povos. Cabendo agora também à Madeira, a responsabilidade de salvaguardar este património genético secular.

No decorrer desta viagem, os confrades madeirenses irão participar, no dia 28 de Agosto, no capítulo da 'Ordo Equestris Vini Europae - República Checa', que se realiza na cidade de Mikulov. Contam ainda reunir-se com a confraria eslovaca 'Ordem de Ohrady - Csallóközkürti Borbarátok Asztaltársasága Borrend - Rád rytierov vín z Ohrád'.

Sobre a CEM

A CEM foi fundada a 30 de Abril de 2000 e é filiada na Federação Nacional das Confrarias da Gastronomia Portuguesa (da qual esta irmandade foi também fundador), inicialmente como Academia e, mais tarde como Confraria Gastronómica, a associação tem como propósito de defender os pratos típicos da gastronomia madeirense.

Em Novembro de 2018, mudaria a sua designação de Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira para Confraria Enogastronómica da Madeira, de modo a permitir a filiação na Federação de Confrarias Báquicas Portuguesas, bem como na Federação Internacional de Confrarias Báquicas, no sentido de promover a defesa da cultura báquica e gastronómica do Arquipélago Madeirense."

A CEM presentemente representada por Alcides Nóbrega, que sucedeu a Gregório Freitas, presidente desta associação durante 16 anos.