Madeira

São Gonçalo recebe 8.ª volta do Rastreio do Cancro Mama

SESARAM estima convocar cerca de 1.352 utentes

None

De acordo com o SESARAM, a partir do dia 25 de Agosto inicia-se a 8.ª volta do Rastreio do Cancro Mama na freguesia de São Gonçalo, que deverá terminar entre Outubro e Novembro.

As mamografias irão se realizar no Centro de Rastreio do Cancro da Mama, instalado no 1.º andar do Centro Dr. Agostinho Cardoso.

"Estima-se convocar cerca de 1.352 utentes, franja correspondente à população alvo do programa, residente na freguesia, dentro da faixa etária abaixo indicada" revela.

As mulheres serão convocadas por ordem alfabética, através de um postal convite / convocatória, com indicação do dia, hora e local, onde irão realizar a sua mamografia de rastreio.

"O Rastreio do Cancro da Mama da RAM é um rastreio de base populacional, dirigido a mulheres assintomáticas, sem factores de risco relevantes e na faixa etária entre os 45 e os 69 anos. A estas mulheres, e após um inquérito dirigido (antecedentes pessoais, familiares, medicação hormonal, sinais e sintomas mamários, entre outros), realiza-se mamografia nas quatro incidências standard, que posteriormente serão submetidas a uma dupla leitura independente por dois radiologistas. Os casos discordantes serão ainda submetidos a uma terceira leitura", explica.

Em alguns casos de dúvida as mulheres serão convocadas para uma Consulta de Aferição, durante a qual um dos Médicos Radiologistas fará a avaliação necessária para esclarecimento (anamnese, comparação com exames prévios, palpação, incidências adicionais, ecografia).

"No contexto actual de vacinação covid-19, e, pela possibilidade de adenopatias reactivas que colocam problemas de diagnóstico diferencial com adenopatias malignas, na ausência de sinais de suspeição de malignidade mamária, sensibilizamos para o adiamento da mamografia de rastreio em cerca de 6 semanas (após a segunda dose da vacina da Pfizer e da primeira dose da vacina AstraZeneca). As utentes serão novamente convidadas a participar, solicitando que entrem em contacto connosco para qualquer esclarecimento", acrescenta.

A Mamografia de Rastreio destina-se a mulheres assintomáticas, sem factores de risco familiar relevante e a Mamografia de Diagnóstico destina-se a mulheres sintomáticas, onde a mamografia será complementada por inspecção, palpação e muitas vezes também por ecografia mamária. As mulheres com risco familiar devem ter vigilância personalizada.