Madeira

Governo apoia operadores económicos de Vinho Madeira com 400 mil euros

None

O Governo Regional da Madeira formalizou hoje a atribuição de um apoio de 400 mil euros às oito empresas que produzem e comercializam Vinho Madeira, para compensar a aquisição do excedente referente à vindima de 2020.

"Criamos uma forma de ajudar o sector, injectando dinheiro", disse o secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, na cerimónia de assinatura dos contratos-programa, no Funchal.

O governante explicou que as empresas, para além de adquirem o excesso da vindima aos agricultores, que foram prejudicados pela pandemia de covid-19, se comprometem a promover a 'Marca Madeira', no âmbito da comercialização do produto.

O Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, justifica o apoio com a "deterioração geral da conjuntura económica" no ano passado, que afectou a comercialização de vinho com Denominação de Origem (DO) 'Madeira', registando-se uma quebra de 22% em valor e 17% em quantidade, quando comparado com o período homólogo.

A resolução do executivo, publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma (JORAM), em 16 de Agosto, considera que é "essencial" apoiar a "acção e projecto" dos operadores económicos do sector de produção de vinho com DO 'Madeira', no sentido de incrementar a transformação de uvas, mosto ou vinho e aumentar a produção, para assim mitigar a quebra da procura e estimular a retoma da actividade.

"De 2019 para 2020 tivemos vendas muito baixas, mas em 2021 estamos a recuperar bem e estamos praticamente iguais face a 2019", indicou o secretário de Agricultura, acrescentado que "o setor está a crescer, está a exportar."

Os 400 mil euros foram distribuídos pelas empresas Henriques & Henriques, H. M. Borges, J. Faria & Filhos, Justino's, Madeira Wine Company, Pereira D'Oliveira, Barbeito e Cooperativa Agrícola do Funchal.