Madeira

CDU debate benefícios da interacção entre pessoas e animais

None

A médica veterinária Sílvia Vasconcelos participou esta tarde numa iniciativa da CDU  sobre a influência dos animais de companhia na saúde mental. Uma sessão pública de reflexão e de debate que se integra no O ciclo 'Conversas com Sequências'.

Na intervenção, Sílvia Vasconcelos falou sobre a "crescente importância dos animais na sociedade actual", explica a CDU através de comunicado. Destacando a  importância da interacção entre as pessoas e os animais,  particularmente no meio urbano, a médica veterinária afirmou: "Coloca-se a necessidade de uma nova perspectiva acerca do lugar dos animais na sociedade e nas famílias. Tendemos a valorizar o papel influente do ser humano na qualidade de vida e sobrevivência dos animais, mas o inverso é uma abordagem mais recente".

Segundo Sílvia Vasconcelos, importa acolher todas as consequências dos estudos científicos já realizados que demonstram como "a influência dos animais de companhia resulta em benefícios para todos –Seres Humanos e Animais de Companhia".

De acordo com a especialista, a evidência científica sobre a influência positiva dos animais de companhia "impõe-se como uma questão relevante de saúde pública que não pode ser descurada pelos diversos profissionais de saúde". Neste encontro de reflexão sobre políticas públicas, Sílvia Vasconcelos apontou casos concretos em que se fazem repercutir benefícios resultantes da interacção com os animais: "Os benefícios dos animais para os seres humanos em geral, na saúde mental dos idosos,  nas doenças mentais, na saúde nas instituições, nas atividades e terapias assistidas por animais".

Dos estudos de natureza científica também empreendidos por Sílvia Vasconcelos foram apontadas linhas de acção com implicações para as políticas sociais e de promoção da saúde que não poderão ser secundarizadas pela governação, uma vez que se comprovam as incidências benéficas dos animais de companhia em diferentes valências e vectores da vida em comunidade, como "na melhoria da qualidade de vida, nas terapêuticas ( física, psicológica e emocional),  na melhora nas tensões entre familiares, na melhora da comunicação não verbal e de competências sociais, na melhora do desenvolvimento psicossocial". 

Para o debate sobre políticas públicas emergem destas abordagens as exigências de se desenharem medidas de acção por parte dos vários níveis de governação, ao nível local e regional, quer para a melhoria das condições de vida das populações e em prol da qualidade de vida nas localidades, quer nas áreas das propostas das políticas sociais ativas e na educação para a saúde.