Eleições Autárquicas Madeira

CDU defende a criação de um Lar de Idosos no Santo da Serra

None

A CDU esteve esta terça-feira, 17 de Agosto, na freguesia de Santo António da Serra, no concelho de Santa Cruz, onde se constatou o abandono do edifício onde funcionou o INATEL, pertencente ao Estado Português, que tem como tutela o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Assuntos sociais.

Nesta iniciativa o candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz, Dírio Ramos, considera que face ao abandono do edifício e ao envelhecimento da população da Região, a infra-estrutura deveria ser transformada em um  Lar de Idosos.

Verifica-se nesta Região uma situação complexa em termos demográficos, somos cada vez menos, mais velhos e mais crónicos. Constata-se, segundo dados oficiais da Região, que desde 2017 temos mais idosos e sós, sendo necessário alterar esta situação. Dírio Ramos, candidato à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz

Para a CDU, não pode a Região ter edifícios públicos a apodrecer, quando “apodrecem” idosos em lares “manhosos”.

A candidatura da CDU à Câmara Municipal de Santa Cruz, entende ser dever denunciar a situação em que o espaço se encontra abandonado e propõe que o mesmo seja transformado em Lar de Idosos, com "toda a dignidade, espaço com atelier e oficinas, bem como uma horta de apoio a essa Unidade". 

A CDU destaca ainda que a sua posição não pode ser a do actual executivo, que “assobia para o lado e não reivindica junto da República a passagem desta Unidade para a propriedade da Região, para lhe dar uma adequada utilidade social".

Defendemos um Lar Público que rapidamente atenue a falta de na RAM termos um espaço de vivência de idosos que dê tranquilidade e paz, não só um sítio de acamados, na antecâmara da morte. Pretende-se mais, que as pessoas saiam dos quartos e sejam estimuladas a participar nas actividades diárias. Vem aí a chamada “bazuca europeia” e é necessário aproveitá-la rigorosamente para fins de investimento, com fins sociais e de emprego. E nós, na CDU, não vemos qualquer empenhamento do JPP na resolução deste problema. CDU