Eleições Autárquicas Madeira

Jacinto Serrão quer Plano Municipal de combate à violência doméstica em Câmara de Lobos

None

O projecto do PS para Câmara de Lobos, liderado por Jacinto Serrão, quer implementar no concelho um Plano Municipal para a Igualdade, a ser elaborado em estreita ligação com a Comissão para a Igualdade (CIG), caso vença as próximas eleições autárquicas.

"O nosso projecto assume o desígnio de aprofundar o combate a estereótipos que condicionam os projetos de vida em função do sexo, orientação sexual, identidade de género, nacionalidade, etnia, origem social e deficiência. Queremos que Câmara de Lobos seja cada vez mais um concelho mais consciente e ativo nesta matéria, promovendo igualdade de oportunidades para todas e todos. É assim que conseguiremos desenvolver a nossa terra de forma mais harmoniosa e equitativa”, afirma Jacinto Serrão.

O Plano Municipal para a Igualdade constituirá um passo inédito em Câmara de Lobos e dará seguimento a projectos semelhantes já implementados em outros concelhos, como o Funchal e Santa Cruz.

"O primeiro passo para a criação deste plano será a realização de um diagnóstico aprofundado sobre as condições das pessoas do concelho e a identificação das necessidades em termos de promoção da igualdade", explica a candidatura em nota de imprensa.

O combate à violência doméstica é outra prioridade de Jacinto Serrão. “Este é um problema que é fundamental minimizar e criar condições para que não exista de todo no nosso concelho”.

Neste sentido, o programa preconizado pelo candidato prevê a criação de uma equipa de apoio e de uma casa de emergência para situações prioritárias e que exigem uma intervenção rápida e a retirada das pessoas do contexto de violência.

“Precisamos que as pessoas saibam que têm uma equipa especializada ao seu dispor, para ajudar em tomadas de decisão que são muito complicadas do ponto de vista emocional e social. Para além disso, queremos ter a capacidade de apresentar uma alternativa célere e segura para estas pessoas que têm de deixar rapidamente o espaço que partilham com quem agride. A criação de uma casa de emergência permite essa saída rápida de um espaço que é muito perigoso para as vítimas, quer sejam adultas quer sejam crianças”, defende o candidato do PS à Câmara Municipal.

Ainda no domínio desta realidade, Jacinto Serrão pretende criar um programa de acompanhamento específico para crianças e adolescentes que vivem em contexto de violência doméstica, com especial incidência no acompanhamento psicológico, fundamental para o bem-estar e desenvolvimento destas crianças e jovens.

“É urgente agir e minimizar as situações difíceis em que estas crianças vivem e que condicionam, por exemplo, o seu percurso escolar e que, sabemos bem, será determinante para o futuro destas crianças e jovens", vincou.