Madeira

Amílcar Figueira exige respostas sociais em Câmara de Lobos

None

Durante a reunião de executivo camarário, ocorrida esta quinta-feira, 19 de Agosto, em Câmara de lobos, o vereador do CDS-PP, Amílcar Figueira, abordou alguns assuntos relacionados com a falta de respostas sociais no concelho.

Segundo o vereador centrista, Câmara de Lobos enfrenta um "problema social grave, um retrato negro que traz à memória um passado ao qual não queremos mais voltar, mas que, infelizmente com a pandemia, tem vindo a crescer".

Amílcar Figueira revela que concelho de Câmara de Lobos tem cerca de 20 pessoas em situação de sem-abrigo referenciadas, número este que tem vindo a aumentar, pelo que o vereador destaca a necessidade de tomar "medidas urgentes para encaminhar essas pessoas para centros de reabilitação ou de acolhimento". 

Este arrastar de tomada de decisão, faz com que, numa das principais e mais movimentadas artérias da cidade de Câmara de Lobos, mais concretamente na escadaria ao lado do supermercado em frente ao Mercado Municipal, seja usada como dormitório, wc e sala de chuto por estas pessoas. Esta vereda, que liga a Rua Dr. João Abel de Freitas à Rua Padre Eduardo Clemente Nunes Pereira, tornou-se num espaço desagradável, não recomendado a ser utilizado.

O CDS defende que, enquanto não houver resposta social aos sem-abrigo, sejam colocados "portões em ambas as entradas, impossibilitando a utilização abusiva deste espaço".

Ainda durante a reunião, Amílcar Figueira questionou o executivo sobre a razão pela qual os sanitários públicos do centro da cidade estão fechados e salientou a importância de reabrir esses espaços à população, sobretudo numa altura em que a zona é frequentada por inúmeros locais e visitantes.