Artigos

Funchal com visão estratégica para o Desporto

A Câmara Municipal do Funchal conhece bem a relevância estratégica das políticas desportivas locais não só na vida quotidiana dos seus munícipes, ao nível da promoção da sua saúde, do seu bem-estar físico e social, bem como no desenvolvimento da nossa capital, transformando-a numa cidade moderna e de confiança.

Os projetos assentaram numa estratégia cooperativa com as associações e clubes desportivos, onde enfatizamos a regularidade dos eventos lúdico-desportivos destinados à população em geral, com o objetivo de criar espaços e momentos para o exercício físico, através da atividade desportiva organizada, com torneios e campeonatos inter-freguesias, por meio da divulgação e promoção de algumas modalidades específicas, como se pode verificar com o projeto Funchal em Patins, ou ao nível do lazer para todas as idades, numa perspetiva intergeracional e de inclusão, em pleno espaço urbano, por exemplo, com o projeto Desporto na Praça ou Funchal Cidade Ativa, potenciando rotinas e a adoção de estilos de vida saudáveis. E a CMF associa-se todos os anos à Semana Europeia do Desporto.

A autarquia definiu como missão a criação de condições e a organização de eventos, de cariz pedagógico e motivacional, em todo o Concelho, com o objetivo de fomentar uma cultura de envelhecimento ativo com qualidade. Neste sentido, rentabilizou as valências e o excelente trabalho já desenvolvido pelos ginásios da Barreirinha, de São Martinho e de Santo António, em articulação com outras iniciativas próprias para as faixas etárias mais avançadas, procurando também combater o isolamento e a solidão desta população mais frágil, onde se pode relevar o projeto Atividade física, saúde e bem-estar para a população + 50 ou o Mês Sénior.

No âmbito dos apoios, avaliando apenas o ano de 2021, a autarquia ajudou 86 entidades desportivas, num valor a rondar os 286 mil euros para promover um total de 522 atividades de interesse municipal, onde se podem destacar a Maratona Internacional da Madeira em Patins; o Funchal Sky Race 2021; o IX Triatlo Cidade do Funchal e VIII Triatlo Jovem Cidade do Funchal; o Campeonato Europeu de Natação Adaptada; o Madeira Uphill 2000; a Volta à Madeira em Bicicleta; o Funchal Vertical Kilometer; o Ecotrail; o MIUS e o MIUT.

Ao nível das infraestruturas, a autarquia construiu ginásios ao ar livre, modernos e seguros, facilitando o acesso à prática desportiva e descentralizando os circuitos da atividade física. Reabilitou o polidesportivo de São Martinho, investindo 34 mil euros e está a requalificar o polidesportivo de são Gonçalo num investimento de 173 mil euros.

Em tempos de pandemia, a autarquia do Funchal reinventou-se e adaptou-se aos novos tempos, sem nunca desistir dos munícipes, uma atitude valorizada e distinguida através do Programa Município Amigo do Desporto com Intervenção COVID-19 do Ano 2020; Plano de Comunicação do Ano 2021 e Plano de Manutenção Recomendado 2021.

Miguel Gouveia e a sua equipa acreditam nas potencialidades das políticas do mar, numa visão de promoção do Funchal e da Região, enquanto destinos privilegiados para o turismo desportivo e de natureza. O Funchal Náutico, organizado pelas associações desportivas, em parceria com a autarquia, promove um leque diversificado de desportos náuticos, na Baía do Funchal, umas com metas competitivas, de cariz regional, nacional e internacional, outras numa vertente lúdica, outras ao nível da demonstração de modalidades e algumas abertas à participação livre da população.

Ao nível dos estudos de investigação, com o Projeto Assistência Humana Aumentada, na área da atividade física e envelhecimento ativo, a Câmara estabeleceu um protocolo com o Departamento de Educação Física e Desporto da UMa. Organizou o Seminário Regional Municípios Amigos do Desporto, promovendo um espaço para debate e partilha de boas práticas e em parceria com a autarquia, a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto organizou, no Funchal, o seu XX Congresso Nacional: Os Desafios da Gestão do Desporto e o Seu Impacto no Território.

No Funchal, o Desporto Para Todos, que é um direito universal, foi assumido pela autarquia como uma prioridade pública, bem visível nas dinâmicas criadas, na aposta em formação, na transversalidade dos apoios e no reconhecimento além-fronteiras que resultou em várias distinções de relevo.