Eleições Autárquicas Madeira

Apoio às técnicas e ofícios tradicionais deverão integrar Plano Estratégico para o Turismo em Machico

None

O JPP apresentou hoje, em Machico, uma das medidas que deverá integrar o Plano Estratégico Municipal para o Turismo, nomeadamente o apoio às técnicas e ofícios tradicionais do concelho.

Carlos Costa lembrou ofícios milenares que, com o tempo, “têm caído em desuso, como o ferreiro, a tecedeira, o tanoeiro, o cesteiro, o sapateiro e as pessoas que trabalham em moinhos de água”.

Estes ofícios fazem parte do nosso Património Cultural Imaterial, devendo, por isso, ser salvaguardado e devidamente aproveitado para o Plano Estratégico Municipal para o Turismo". Carlos Costa
“O nosso grande propósito é que consigamos tirar proveitos turísticos destas manifestações etnográficas, destas técnicas artesanais, destes ofícios, criando novos roteiros turísticos e, dessa forma, poder cativar, cada vez mais, o turista”. Carlos Costa

Este é um trabalho que exige uma “inventariação do património cultural imaterial que existe no concelho, a criação de um regulamento com critérios específicos de apoio e a criação de dotação orçamental, no sentido de sustentar um programa devidamente organizado”, destacou.

Carlos Costa lembrou que “o turista, quando chega a Machico tem uma estadia, em termos estatísticos, à volta de 3 a 4 dias. Esta medida permitiria criar condições para que o turista permanecesse mais tempo, beneficiando as unidades hoteleiras, por um lado, e a própria economia local, por outro”.

Para o candidato do JPP à Câmara Municipal de Machico é fundamental a aposta no turismo com atenção ao turista que “procura o que é genuíno, o que é autêntico, o que é nosso”, ao mesmo tempo que “salvaguardamos o nosso Património Cultural Imaterial”.