Escola Lombo do Guiné: o exemplo!

Quis o destino dos concursos dar-me a oportunidade de trabalhar neste estabelecimento de ensino. No “meu mapa” não existia esta localização, confesso. Estava longe de imaginar que encontraria um paradigma para a vida. Nesta escola as coisas não ficam por fazer, por dizer ou a deambular os trilhos da incerteza. Aqui trabalha-se com empenho, dedicação e com amor à causa. Todos são incansáveis nas suas lutas. O foco é a felicidade dos alunos, atrevo-me a dizer, emparelhado com o sucesso de aprendizagens diversificadas e significativas que transcendem os currículos e os programas mas que nunca os extravasam. Nesta escola as pessoas são como uma família, com todas as bênçãos que isso acarreta e, claro, são todos seres humanos e sociais e por isso têm algumas divergências. Que família não as tem?

Quem quiser pode visitar a escola. Será muito bem recebido, tenho a certeza. Observem com os próprios olhos o equipamento disponível em todas as salas… quadros interativos, computadores, impressoras… Repito: em todas as salas! Há um estúdio musical com vários instrumentos… Nunca tal tinha visto em nenhuma escola. Venham comprovar! Comprovem a felicidade das crianças a brincar na relva, no campo, no parque…

O sucesso de qualquer escola deve-se a todos, sem dúvida. Mas, há uma pessoa que administra e gere tudo isto: o diretor. É um verdadeiro líder! Na minha modesta opinião… é o agente fulcral e basilar no sucesso desta instituição. Lidera pelo exemplo e este é o segredo do êxito desta escola. Esta liderança não se esconde do trabalho. É a primeira a arregaçar as mangas e a começar na “luta”. E é muito difícil liderar escolas. John C. Maxwell escreveu que a “Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra.” O modus operandi do líder inspira e provoca uma reação em cadeia: todos querem fazer mais e melhor.

Não me movo por qualquer conotação partidária. Considero-me, até, apartidário. De qualquer modo, não posso deixar de escrever umas palavras à Câmara Municipal da Calheta. Esta autarquia está sempre pronta a ajudar as escolas. Sempre. Com o que quer que seja. Estão presentes. Não se escondem atrás de desculpas esfarrapadas. Atendem os telemóveis. Retribuem chamadas. São preocupados. Fazem acontecer! Também ela é um exemplo a seguir. Pelo menos para mim.

Leitor identificado