Madeira

Obras no Forte de São Tiago estão atrasadas dois anos, acusa NÓS, Cidadãos!

None

O partido NÓS, Cidadãos! emitiu esta quarta-feira um comunicado assinado por Miguel Costa (membro da Comissão Política Nacional do NÓS, Cidadãos! e deputado municipal na CMF), em que garante que obras de requalificação do Forte de São Tiago estão atrasadas dois anos.

Começa por referir que o anterior e actual Governo Regional da Madeira, liderado pelo PSD-Madeira na figura de Miguel Albuquerque, "diz diante dos holofotes da comunicação social que a Cultura, enquanto pedra basilar da identidade de um povo e de um território, 'é prioridade para a sua governação'. No entanto, a sua acção política – melhor inacção – difere em muito de palavras hábil e repetidamente enunciadas e não produzem os efeitos concretos desejados pelos madeirenses e porto-santenses".

Ora, ontem (6 de Julho de 2021), numa nota de imprensa enviada à comunicação social, a Direcção Regional de Cultura (DRC) informou os cidadãos madeirenses – e em particular aqueles que denunciaram à Câmara Municipal do Funchal (CMF) a situação deteriorante em que se encontra o património edificado/monumento do Forte de São Tiago –, que os procedimentos para avançar com as obras de requalificação desta ‘obra de arte’ militar “já se encontram em estado avançado” e que estas “devem avançar no início do ano de 2022”. Tristemente, continuamos com as (mesmas) promessas – e é bem fácil o prometer –, mas mais difícil será o cumprir! NÓS, Cidadãos!

O partido diz que, "lamentavelmente", "nada é tão admirável em política quanto a (reiterada) constatação de memória curta, sobretudo por parte daqueles que têm a responsabilidade de garantir a defesa e preservação de um património construído que é simultaneamente uma herança arquitectónica e 'Bem Comum'".

Pior, se o actual Governo tivesse tido o trabalho de verificar aquilo que apregoou (e garantiu) no passado, nomeadamente a 4 de Junho de 2018, pela boca da então Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, teria percebido que a promessa de requalificação do Forte de São Tiago (Funchal) – e a sua adaptação a Museu de Arqueologia da Madeira (conjuntamente com o espaço do Forte de São Filipe e do Largo do Pelourinho, agora completamente inacessíveis ao público) – já tinha sido publicitada/propagandeada e que as obras deveriam ter arrancado, citamos, “nos primeiros meses de 2019” e finalizadas até ao final do ano. NÓS, Cidadãos!

Dirigindo-se a Eduardo Jesus lembra que "a consciência da defesa do património construído é uma conquista ainda recente, é um facto, mas a inconsciência e inoperância das tutelas políticas assim como a ambição de especuladores sem escrúpulos, levaram no passado (e presente) a situações de descaracterização, destruição e perda de alguma 'memória arquitectónica', outrora significativa, mas deixada em silenciosa agonia… e tudo em nome de pseudo-ideias de 'progresso'".

O NÓS, Cidadãos! diz que não é isto que quer para Forte de São Tiago, tal como todos os madeirenses e turistas que visitam e ficam deliciados com as especificidades culturais e um património inigualável para salvaguardar.

"Já diz a célebre afirmação: 'Quem não investe na cultura, não prepara o futuro!' – e não é isso que NÓS, Cidadãos! pretendemos para a Região!", 'dispara' o partido.

E deixa uma pergunta final:

"Por último, senhor secretário Regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, para quando a fruição cultural gratuita dos espaços museológicos regionais ao domingo, tal como acontece no território continental?" NÓS, Cidadãos!