Madeira

O triunfo do 'submarino amarelo'

None

Boa noite!

O futebol dos heróis improváveis é apaixonante. Que o digam os 50 mil habitantes de Villarreal que a esta hora festejam a conquista da Liga Europa.

À partida não seriam muitos os que acreditavam que um submarino, mesmo que amarelo, podia derrotar a milionária armada inglesa do United. Por ironia do destino,  o clube espanhol que está no escalão principal desde 1998 deve a sua alcunha à música dos Beatles quando na temporada 1967/68, procurava subir à terceira divisão espanhola.

Fica a lição. Por vezes, nem é preciso ter palmarés vastíssimo, dezenas de títulos internos e o maior número da adeptos de uma região para fazer história.

Importa aproveitar oportunidades, criar estruturas sólidas, ter projecto, envolver adeptos e criar lastro. Não há muito tempo, o clube hoje em festa pagava para ter mil pessoas no estádio. Cresceu e afirmou-se. Hoje levou 2.500 simpatizantes a Gdansk, mas havia 10 mil prontos a embarcar. A esta hora tem o País a seus pés e uma Europa incrédula com tamanha proeza.

Um clube em que nenhum dos 11 jogadores falha a grande penalidade que lhe cabe e que tem um ‘senhor Europa’ como treinador, já com quatro Taças no currículo, pode até ter tido mais sorte do que engenho. Mas foi preciso lá estar, coisa que por cá muitos sonham, mas que na prática não materializam.