Mundo

Colapso de bancada numa sinagoga faz dezenas de feridos em Jerusalém

None

Pelo menos 60 pessoas ficaram feridas hoje numa sinagoga em Jerusalém oriental quando caiu a bancada em que estavam sentadas, afirmaram os serviços de emergência israelitas.

O acidente aconteceu durante as orações em Givat Zeev, à saída da cidade, quando se iniciava o feriado judeu de Shavuot, na sinagoga repleta com centenas de fiéis, cerca de 650, segundo a polícia. O serviço de urgência Magen David Adom socorreu pelo menos 60 pessoas, 10 das quais em estado grave ou crítico.

Segundo um porta-voz dos paramédicos, a estrutura não tinha ainda acabado de ser construída, o que parece comprovado pelas imagens recolhidas pela televisão, que mostram um edifício com paredes de cimento e tábuas visíveis. O comandante da polícia de Jerusalém, Doron Torgeman, frisou que "era proibido orar neste edifício".

O exército israelita deslocou para o local paramédicos e unidades de busca e salvamento, além de helicópteros para transportar feridos. O autarca da localidade de Givat Zeev indicou que já tinha avisado que o edifício era perigoso, mas que a polícia ignorou os alertas.

No dia 30 de abril, uma debandada em massa durante um festival religioso no norte de Israel fez 45 mortos entre a comunidade ultraortodoxa.